"Em toda a infância houve um jardim. Isto é coisa de poetas."

Augustina Bessa-Luís

quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Frutas e legumes... em forma de bolo...

"Comemorar o Dia Mundial da Alimentação, serve para nos relembrar a importância de uma alimentação saudável e equilibrada.
As frutas e os legumes são elementos essenciais nas refeições. Fornecem vitaminas, minerais, fibras e muitas outras substâncias com benefícios para a nossa saúde.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) alerta para a importância de incluirmos estes alimentos na nossa dieta alimentar. A roda dos alimentos recomenda um consumo mínimo diário de 3 a 5 porções de frutas e de igual quantidade de legumes."

Em especial, os legumes, não são alimentos muito populares entre as crianças, por isso, tendo noção que os alimentos doces devem ser consumidos com  muita moderação, decidimos, este ano, usar legumes e fruta para confecionar três bolos onde a fruta e os legumes são os protagonistas... Banana, cenoura e espinafres.
Estes bolos, em dia de festa, foram partilhados entre todos os amigos (EPE e 1º Ciclo) e à noite, ninguém se vai poder esquecer de lavar os dentes.


Mas para abrir o apetite cantamos canções e assistimos à representação que os amigos, do segundo ano e do quarto ano, nos ofereceram da história "A Galinha Ruiva".

O nosso bolo de banana foi o que teve menos sucesso, mas o de cenoura e o de espinafres foram do agrado geral... E por isso, as receitas dos três bolos foram para casa, para um dia, Pais e Filhos, "meterem as mãos na massa".


Continuação de bons hábitos alimentares…

Sem comentários:

Enviar um comentário