"Em toda a infância houve um jardim. Isto é coisa de poetas."

Augustina Bessa-Luís

sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Bruxinhas e lanternas...

E, sem "apelos nem recados", chegaram à sala bruxas, bruxos e fantasmas... Por isso, resolvemos aproveitar a oportunidade para nos divertirmos e afastarmos os "medos".

Os nossos pauzinhos transformaram-se numas simpáticas bruxinhas, que ao som da música "Fantasminha brincalhão" voaram pela sala em grande animação.





E já que o espírito é de magia, transformamos o dia em noite e acendemos as nossas lanternas...



O André achou que podíamos contar as nossas novidades à luz das lanternas e o Leandro aproveitou a oportunidade para começar a contar uma história de bruxas, que foi sendo construída pela imaginação de outras crianças cujas palavras saltaram para o papel. Vamos lá ver o que vamos fazer com esta história de "arrepiar"... :-)

Aproveitamos a luz para falar no poder das chamas, que quando são controladas nos ajudam a aquecer (como por exemplo o frasco onde ardia a vela), a cozinhar, a iluminar... Mas quando as chamas se zangam podem ser muito perigosas e provocar incêndios difíceis de apagar.

E como a magia pairava no ar resolvemos apagar a chama sem soprar. Aprendemos que a vela para se manter acesa, tal como nós, precisa de ar. Por isso, quando tapamos o frasco a chama consome o ar e a vela acaba por se apagar. Até fizemos magia ao tapar o frasco e a levantar a tampa quando a vela começava a ficar muito fraquinha...e com ar (oxigénio) ela voltava a ficar mais forte.
Quando abrimos as persianas descobrimos que as velas tinham "água"...falamos sobre o poder do calor para derreter e o poder do frio para endurecer. falamos do estado líquido e do estado sólido, da água e do gelo...


E tanta magia abriu-nos o apetite...
Por isso, comemos o belo doce de abóbora que a Inês trouxe para partilhar com os amigos... Um agradecimento especial para a mãe e a avó da Inês...

Sem comentários:

Enviar um comentário