"Em toda a infância houve um jardim. Isto é coisa de poetas."

Augustina Bessa-Luís

segunda-feira, 20 de outubro de 2014

As nossas vizinhas vacas...


Perto da nossa escola existe uma pequena exploração agro-pecuária que tem pouco mais de 30 vacas leiteiras.
Hoje visitamos a vacaria do senhor Mendes e o seu neto Vitor, que é licenciado em gestão mas que gosta muito do que agora faz, explicou-nos como funciona esta vacaria, onde por dia são retirados cerca de 750 litros de leite.

As vacas podem dar leite durante cerca de 7 a 9 anos. Durante este período vivem nesta vacaria onde  são alimentadas e onde lhes é retirado o leite. Quando é possível elas são libertadas nos pastos. Nesta vacaria também nascem os vitelinhos, mas só lá ficam as fêmeas...
Cada vaca come cerca de 50kg de alimento por dia e pode beber entre 80 a 120 litros de água consoante o temperatura do ar.


Depois o Vitor mostrou-nos como todos os dias ordenham as vacas com umas "tetinas" especiais. Primeiro as tetas da vaca são lavadas e depois da ordenha desinfetadas...assim como as suas patas /cascos quando saem da sala de ordenha para que não ganhem infeções. Quando saem da sala de ordenha passam por uma pequena "piscina" que tem um líquido desinfetante, que nos fez lembrar o que temos de fazer antes de entrar na piscina :-)



No final, o Vitor mostrou-nos um tanque de leite onde o leite, ordenhado e que é recolhido dia sim, dia não, fica a refrigerar a cerca de 4 graus para não se estragar e manter a sua excelente qualidade.

Gostamos de conhecer como funciona uma vacaria e ficamos a saber que quando, em casa ou na escola, abrimos um pacote de leite para beber, já houve muita gente a trabalhar para que isso fosse possível.


Nota: Obrigado à Associação de Pais, ao sr. Carlos e ao Vitor que nos organizaram  e proporcionaram este momento muito divertido e instrutivo.


Sem comentários:

Enviar um comentário