"Em toda a infância houve um jardim. Isto é coisa de poetas."

Augustina Bessa-Luís

quinta-feira, 23 de outubro de 2014

100 metros de manifestação de conhecimentos e de muitas aprendizagens...

Hoje saímos da sala, atravessamos a rua e começamos uma aventura de cerca de 100 metros no caminho que nos levou, por entre os campos, até um riacho e à sombra de algumas árvores que costumamos ver da nossa janela.

Como diz a Inês, fomos "dar um passeio à floresta... Sem fazer barulho, para não acordar a raposa e os outros animais".

Descobrimos um charco e uma libelinha voou pertinho de nós. Devem morar por lá algumas rãs, mas não as vimos. O Tiago e a Leonor avistaram as suas casas.



 Encontramos um riacho e o Leandro descobriu uma cascata...

"Invadimos" (sem estragar) um campo onde tinham feito a silagem e descobrimos um castanheiro. Abrimos, com os pés, alguns ouriços para tirar as castanhas...


... e trabalhamos a motricidade fina.


Encontramos um trator e o seu rasto, bugalhos, flores de dentes-de-leão... e uma planta muito esperta, que faz agarrar os seus "picos" à roupa de quem se aproxima e depois quando nos tentamos sacudir espalhamos as sementes dessa planta por outros sítios, onde de outra forma ela não conseguiria chegar.
Foi o que aconteceu à Inês, à Márcia e ao André, que os amigos ajudaram a sacudir...mas que ainda chegaram à escola com alguns "pico"/sementes e que sacudiram no recreio


Depois comemos o lanche que a mãe da Margarida nos ofereceu e no regresso ainda fizemos mais descobertas.


O Tiago descobriu um pé de milho e mostrou aos amigos as raízes desta planta... e descobrimos para que servem. Encontramos um cogumelo e azeitonas caída de uma oliveira. O Leandro descobriu a "casa" de um caracol. Uma espiral às riscas. E a Inês mostrou-nos uma planta que a Luciana "grande" nos explicou que era de onde se extrai o Chá Verde.






E a nossa escola aqui tão perto :-)

Sem comentários:

Enviar um comentário