"Em toda a infância houve um jardim. Isto é coisa de poetas."

Augustina Bessa-Luís

quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Corrida de livros... Com formas na(s) linha(s) de partida...

No âmbito do nosso projeto "Ler com a Família", para brincarmos à Matemática, fazemos uma "Corrida de Livros" (em forma de gráfico).
Na construção da base do nosso gráfico, brincamos com linhas verticais e horizontais inspiradas nos elásticos com que a Bia brincou no geoplano.  Linhas horizontais e linhas verticais, quando se cruzam, formam uma das formas que melhor conhecemos... o quadrado.


Mas para lhe fazer companhia trouxemos também um retangulo, um triangulo e um círculo e decidimos usar o nosso corpo para construir formas.

Com as duas crianças mais altas e as duas mais baixas fizemos um retangulo e com quatro crianças da mesma altura um quadrado. O triangulo e o circulo também ficaram catitas, não ficaram? Um com linhas retas e outro com linhas curvas :-)


Há que colocar as variáveis no gráfico, para o começarmos a preencher...


E que tal escrever-lhe um título? Afinal números e letras andam sempre connosco...

Letras escritas, letras combinadas, palavras formadas...e outras que não conseguimos formar (os nomes) porque faltavam letras...




E porque os livros são mágicos e podem ensinar-nos tanto eles são o brinquedo que temos sempre à mão... Mãos pequeninas que podem ser ajudadas pelas mãos dos seus pais e irmãos a "folhear o mundo"...





Sem comentários:

Enviar um comentário