"Em toda a infância houve um jardim. Isto é coisa de poetas."

Augustina Bessa-Luís

sábado, 24 de abril de 2010

"Diário de Bordo": Semana 32

"Grande é a poesia, a bondade e as danças...
Mas o melhor do Mundo são as crianças, (...)"
in: "Liberdade" de Fernando Pessoa


Esta semana a Ana e o Jorge, do Gabinete do Ambiente trouxeram-nos mais plantas para colocarmos n”O Canteiro” das nossas plantas aromáticas e medicinais. Oferecemos três plantas aos nossos amigos do 1º Ciclo para que eles as plantassem na sua ”Área protegida” e no nosso canteiro plantámos mais alfazema, menta e limonete. Juntámos também tomilho-limão, murta, cidreira e um alecrim do Norte, porque o que plantámos o ano passado não sobreviveu. Voltamos também a plantar outro jasmim, junto ao outro poste. Desta vez tratámos de o proteger melhor para que consiga crescer como aquele que já plantámos há quatro anos. Parece que um sapo gostou daquele espaço e o adoptou. Quem também gosta das nossas plantas são os caracóis e por isso esperamos que eles não “adoptem” o nosso canteiro e que se mantenham do lado das couves e da erva “língua-de-ovelha”, com que alimentamos a Tita.
Podamos um dos nossos arbustos e o Ricardo achou que as cabritas dele haveriam de gostar daquelas folhas…e parece que gostaram mesmo.

Depois de termos experimentado o aroma das várias plantas e termos escolhido os nossos favoritos, foi a vez de sentirmos o barro e as suas características (mole e frio). Demos-lhe formas que irão servir para identificarmos as nossas plantas.

E depois de um ano inteirinho a guardar o nosso canteiro, as nossas bruxinhas bem mereciam um banho… E agora que já estão lavadinhas irão receber novas cores, para voltarem guardar os odores e sabores.

Os nossos girassóis já germinaram e as plantas das sementes que semeámos já começam a ficar mais fortes, para que depois as possamos transplantar para a nossa Horta.

E para combinar com a cor da nossa horta, a avó da Ana Miguel ofereceu-nos uma bola verde, atrás da qual se fizeram grandes corridas esta semana. E também quem nos fez correr e equilibrar foi a professora Manuela, que além de pôr o nosso corpo a mexer também nos ajuda a treiná-lo para que ele nos “obedeça”…porque ninguém gosta de se desequilibrar, tropeçar e/ou cair.

A Tita também fez exercício físico esta semana e na sexta-feira deixou-nos intrigados quando começou a tirar do seu pelo para o misturar com a palha, formando um ninho. Há um mês atrás ela foi para casa do Gonçalo A. para passar as férias da Páscoa, onde havia também coelhos. Apesar das precauções, a Tita podia ter-se encontrado com algum coelho e agora podiam estar a caminho “coelhinhos da Páscoa”. O próprio Gonçalo tratou de resolver a questão e trouxe o pai à escola que, segundo ele, “quando põe a mão por baixo, descobre se as coelhas estão prenhes”. Depois de feito o teste da palpação, parece que a questão do pêlo que se misturou com a palha não terá a ver com nenhuma gravidez…Se calhar a Tita apenas tinha calor :o)

Mas a Tita não é o único animal que esta semana fez sensação. O leãozinho de peluche de estimação da Catarina, e que já conhecemos desde o ano passado, também veio ao JI e levou-nos até uma canção do Caetano Veloso, da qual a Jéssica se tornou fã…
Por isso “Leãozinho” é a banda sonora do nosso filme da semana…
*****Boa semana Amigos*****

Sem comentários:

Enviar um comentário