"Em toda a infância houve um jardim. Isto é coisa de poetas."

Augustina Bessa-Luís

sexta-feira, 9 de abril de 2010

"Diário de Bordo": Semana 30

A trigésima semana foi uma semana de interrupção lectiva, que representou cinco dias de férias para os miúdos e cinco dias de pausa para os graúdos. Pausa, neste caso, não significa “férias”. Uma pausa é um momento para avaliar o que já foi feito e, a partir daí, organizar aquilo que se pensa ser possível ainda fazer.
Uma pausa é um momento de reflexão, um momento de aprendizagem com aquilo que se fez e o desejo de aprender mais com aquilo que ainda se poderá fazer.

No regresso para o 3º período esperam-nos uma dúzia de semanas para continuarmos a nossa “viagem”. Alguns de nós já “navegam” juntos há três anos, outros há dois, outros apenas “embarcaram” este ano. Independentemente do tempo que estamos juntos, estes momentos foram recheados de experiências que se deseja terem sido transformadas em aprendizagens que, como nos diz Rubem Alves, possam ser “transportadas” na Caixa de Ferramentas e na Caixa de Brinquedos que nos acompanham na vida.

E agora que já passaram sete meses, venham daí os três meses que nos esperam…

E como não há post sem “ilustração”, esta semana dedicamos as “obras produzidas” às famílias e revelamos o animal que cada uma das crianças gostaria de ser…

"A minha família"


“Se eu fosse um animal…era um/uma …”

Esta “brincadeira” começou quando o Gonçalo Agra mostrou aos amigos um DVD sobre crocodilos e o Miguel disse:
-Eu queria ser um crocodilo para sair da água … e comer toda a gente.
Tanto ”apetite” foi o mote para que cada criança se transformasse no animal com que mais se identificava, pelo menos naquele momento…
André: “Gostava de ser um elefante para espantar e molhar toda a gente”.
Filipe: “Eu era uma chita e corria muito.”
Ricardo: “Eu gostava de ser um urso, porque eles gostam de tomar banho na água fria.” (O Ricardo não gosta de tomar banho de água quente)
Vitor: “Eu queria ser um leão para fazer “arrrrrg” (rugir) e pôr os outros animais a fugir.”
Jéssica: “Se eu fosse um animal era um gatinho, porque eles “dizem” miau e são fofinhos.”
Afonso: “Eu era um leão e comia outros animais… Comia gatos e pessoas… Comia o Arantes, o Ricardo e o Miguel… comia tudo e só deixava os ossos.”
Pedro: “Queria ser um tigre para correr com os leões.”
Leandro: “Eu era uma baleia, porque elas comem muitos peixes. Comem fanecas e se calhar até comem tubarões.”
Catarina: “Gostava de ser um golfinho, porque eles dão saltos na água.”
Gonçalo Agra: “Se eu fosse um animal era uma águia, para ver os outros animais mais longe e depois agarrava os peixes com as garras.”
Gonçalo Arantes: “Eu era um macaco. Comia bananas e brincava com os outros macacos amigos. Trepávamos às árvores e eu pendurava-me na árvore pela cauda e ficava de cabeça para baixo.”
Gonçalo Felgueiras: “Gostava de ser um tubarão, porque tem uns dentes afiados e quando põe a cabeça fora da água assusta as pessoas. Quando as pessoas estão na praia e vêem a barbatana afiada fora da água já sabem que vem aí um tubarão e fogem assustadas.”
Ana Miguel: “Eu era um coelhinho, porque eles saltam e têm o pelo macio.”
Joana: “Queria ser um cãozinho pequenino para brincar com bolinhas.”
Beatriz: “Eu gostava de ser um gatinho para fazer “miau”.”


*****Boa semana Amigos*****

2 comentários:

  1. Olá amiguinhos
    Será que nenhum de vocês gosta de aves??? Será que nenhum gosta de ser acordado pelos passarinhos???
    Se eu fosse um animal era...um beija-flor para dar beijinhos a todas as flores do vosso jardim e para cantar uma bela melodia à janela da vossa sala.

    ResponderEliminar
  2. Obrigada pelas palavras...

    Leitura ao Centímetro: Já espreitei o vosso projecto e prometo que o vou seguir com interesse...e ao centímetro :o) Desejo-vos as maiores felicidades...

    Helena: para a "beija-flor", um abraço e esperamos que um dia o teu voo te leve mesmo ao nosso Jardim :o)

    ResponderEliminar