"Em toda a infância houve um jardim. Isto é coisa de poetas."

Augustina Bessa-Luís

sábado, 3 de abril de 2010

"Diário de Bordo": Semana 29

"Março chuvoso, São João farinhoso." 
Provérbio português

Na última semana do 2º Período não faltou actividade… Mas faltaram algumas crianças, pois com os irmãos mais velhos em casa, ou os primos na casa da avó, já em férias, acabaram por trocar as brincadeiras no JI por uma antecipação das suas próprias férias, que são mais curtas do que as das crianças mais velhas. Mas também houve quem levasse a irmã mais velha, de férias, para o JI (és sempre bem-vinda Sarinha) e quem, ao fim de alguns dias em casa da avó, sentisse saudades dos amigos e aparecesse no meio da semana para dançar com os amigos…e com a Maria.
Começamos a semana a embrulhar as nossas amêndoas e pusemos em prática as nossas aprendizagens dos nós. Com as argolas que sobraram dos sacos plásticos, fizemos um nó mágico que uniu as argolas aos pares.
E dos nós fizemos laços…e dos laços borboletas…que pendurámos no tecto da sala.
Com os coelhinhos de chocolate e os saquinhos de amêndoas fizemos jogos matemáticos de contagens (quantos somos, quantos coelhinhos de chocolate e sacos de amêndoas temos), de correspondência (para cada coelhinho de chocolate há um saco de amêndoas…e uma criança para os comer) e divisões com “resto” (dividir sacos e chocolates pelo número de presentes…e restam os dos ausentes) …
E depois cada uma comeu e partilhou em casa com a família o doce resultado destas operações

E como faltaram amigos na segunda-feira, sobrou pão do lanche da manhã e na terça-feira fizemos torradas para o lanche. “Hummm!!!! Que bom …”

E neste dia a Jéssica trouxe o seu coelhinho para o JI para partilhar brincadeiras connosco.
Apesar de nesta fase de vida dos nossos coelhinhos ainda não ser possível saber com exactidão o seu sexo, todos já foram baptizados pelos amigos que os adoptaram: Tita, Titinha, Rali, Bombom, Patinhas Coceguinhas Freixo Machado, Rita, Rosinha e Fofinho.
Depois do pai ter vindo certificar-se se a Tita estava prenhe, o Gonçalo A. acha que se “pusermos a mão por baixo da barriga” saberemos se temos um macho ou uma fêmea e por isso o Gonçalo F. diz que “pôs a mão por baixo” e já sabe que tem uma fêmea. O Ricardo diz que tem de se soprar no pelinho da barriga e só assim descobriremos se é coelho ou coelha. Esta é a técnica que a mãe do André também utiliza e agora que tem uma coelha em casa, vai usar os seus excrementos para fertilizar os vasos de orquídeas.

A Maria veio para brincarmos com a música e dançarmos uma história… Cabritinhos, lobo, zangão, passarinho, rã, árvore e flores (o Sol, ficou a dormir), “bailaricaram” pela sala…sem sapatos.

Foi também com movimentos sorridentes que terminámos mais um trimestre desta nossa aventura…

E para terminarmos em beleza tivemos a visita do nosso Amigo Rafael que, desde Fevereiro, se mudou para outro JI…
É tão bom rever os Amigos… e as imagens da nossa semana também…




*****Boa semana Amigos*****

Sem comentários:

Enviar um comentário