"Em Abril águas mil."
Provérbio português
A semana de regresso para mais uma dúzia de semanas de aventuras partilhadas, foi uma semana um pouco atribulada, alterando em quase todos os dias as nossas rotinas.
Com a flexibilidade que a organização do trabalho na Educação Pré-Escolar permite, para um grupo de crianças que frequentam o JI é fundamental haver uma “rotina diária” que as ajude a antecipar o que vão fazer a seguir.
Ao oferecermos às crianças uma serie de acontecimentos sequenciais, que elas próprias podem seguir, compreender e controlar, permitiremos que as crianças sintam segurança nas suas acções e construam a sua auto-estima.
Depois de uma, ou duas semanas de férias, a alegria do reencontro obriga por vezes a “re-formatar” as regras de convivência do grupo. Nada que não seja fácil de resolver com uma conversa em grande grupo. E foi isso que aconteceu na segunda-feira. Feitas contas ao mês de Março e "aberto" o mês de Abril, eram tantas as novidades que havia para contar, que por vezes as intervenções se atropelavam e baralhavam. Os coelhinhos, o nascimento do primo do Miguel, as prendas que receberam dos Padrinhos foram “novidades” que quiseram partilhar. Mas foi o telemóvel que o André trouxe e que o pai lhe ofereceu que deu o mote a uma história “velhinha” que ocupou parte da nossa semana. O pai do André é cozinheiro e deixou o telemóvel cair na panela da sopa…tal como o João Ratão, que caiu no caldeirão, na História da Carochinha. E foi assim que o brinquedo do pai, depois de avariado, se transformou no brinquedo do filho. Agora o André tem um telemóvel que se chama João Ratão.
Neste dia semeámos girassóis que passaram a fazer parte das nossas tradições de Primavera, quando, há já três anos, conhecemos o quadro de Van Gogh intitulado “Girassóis”.
Na terça-feira e na quarta-feira esteve no nosso Agrupamento uma equipa da IGE (Inspecção Geral da Educação). No primeiro dia foram ao painel o Miguel e o Gonçalo F. e no segundo a Luciana e depois eu.
Nestes dois dias realizou-se na escola uma Feira do Livro, no âmbito do Plano Anual de Actividades da Biblioteca da Câmara Municipal. Na visita à Feira, folheamos tantos livros, compramos um livro da Luísa Ducla Soares para a nossa Biblioteca e lemos dois livros, sem letras, que nos “espantaram” … o “Oh!” e o “ah!”… Até a professora Céu ficou “espantada”…
E na quarta-feira elas passaram todo o dia connosco, partilhando brincadeiras e afectos.
Na tarde desse dia o professor Jorge Faria veio ler-nos poesia, a tia do Gonçalo F. trouxe o primo bebé para o conhecermos e o Dr. Sérgio (psicólogo) participou connosco numa conversa de grande grupo.
Na manhã seguinte foi a vez da Educadora do Ensino Especial, Maria João, partilhar as nossas novidades e as nossas actividades.
E foi também na quinta-feira que chegou a Ana, que durante os próximos meses irá estagiar no ATL.
Na manhã seguinte foi a vez da Educadora do Ensino Especial, Maria João, partilhar as nossas novidades e as nossas actividades.
E foi também na quinta-feira que chegou a Ana, que durante os próximos meses irá estagiar no ATL.
Neste dia lemos um livro que agradou a todos que ouviram a sua história …”A que sabe a Lua”… Um livro que além da história, também nos ofereceu uma fita métrica onde todos se medem para ver se … já chegam à Lua.
Na sexta-feira a Jéssica “leu” esta história ao Afonso que no dia anterior faltou e por isso ainda não a conhecia. Neste dia o André trouxe uma revista do “Sea Life”, que esta semana visitou com os Pais. O entusiasmo dele contagiou as outras crianças e quem sabe se um dia destes iremos lá todos ver a raia que se riu para o André…
E foi também com um enorme sorriso que, na sexta-feira à tarde, o André me disse:
-Anda tirar uma fotografia, que a minha mãe vem-me buscar de bicicleta.
E foi com um aceno sorridente que nos despedimos desta semana…
*****Boa semana Amigos*****
Uma semana plena de vivências significativas e importantes para todos... que bom deve ser partilharem esses momentos agradáveis, e depois partilharem-nos também aqui, com todos nós!
ResponderEliminarSentimo-nos pertinho, mesmo estando longe...
Bjs, Juca e Sala Fixe
Olá Juca. Obrigada pelas palavras "fixes"...e Ponte de Lima, não é assim tão longe, pois não? :o)
ResponderEliminar