"Em toda a infância houve um jardim. Isto é coisa de poetas."

Augustina Bessa-Luís

sexta-feira, 23 de abril de 2010

Dia Mundial do Livro

Hoje, sexta-feira, o livro que escolhemos para lermos com os Pais não “Vai e Vem” …Vai e fica… porque no Dia Mundial do Livro ganhamos… livros.

O Dia Mundial do Livro é comemorado, desde 1996 e por decisão da UNESCO, a 23 de Abril. Trata-se de uma data simbólica para a literatura, já que, segundo os vários calendários, neste dia faleceram importantes escritores como Cervantes e Shakespeare.
A ideia da comemoração teve origem na Catalunha: a 23 de Abril, dia de São Jorge, uma rosa é oferecida a quem comprar um livro. Mais recentemente, a troca de uma rosa por um livro tornou-se uma tradição em vários países do mundo.” (retirado da Internet)

O que nos ofereceu o Dia Mundial do Livro:
Além dos livros, este Dia, permitiu-nos trabalhar as Áreas de Conteúdo das OCEPE e os seus domínios, que regem a EPE. Mas é impossível tornar estanques estas Áreas quando a transversalidade é o que torna este nível de ensino tão especial…
1ª Capítulo: Ouvimos as histórias dos dois livros que tínhamos para escolher.
2ª Capítulo: Saber quantos somos e quantos livros temos, não era suficiente para que cada criança escolhesse o livro que mais lhe agradou, pois havia uma condicionante na escolha dos livros: havia nove exemplares de um livro e oito do outro livro, por isso foi necessário encontrar uma solução para resolver este dilema… E encontrou-se um consenso que nos fez ultrapassar um problema que surgiu no grupo.
3ª Capítulo: Um livro faz par com um “marcador”, que marca as páginas do nosso livro e até o pode identificar.
4ª Capítulo: Um livro faz par com um “marcador” e “ímpar” com um embrulho, pois todo o presente que se preze tem de ter um embrulho. Este era rectangular e foi personalizado com o recorte e a colagem de um texto alusivo ao dia, numa das faces…e uma flor, ou várias, na outra face.
5º Capítulo: Os livros são nossos amigos e também nos recordam outros amigos…
A nossa amiga Vera foi operada e hoje tínhamos dois excelentes motivos para a visitar: dar-lhe um abracinho e oferecer-lhe um livro amigo.
6º Capítulo: E como os livros são nossos amigos ensinam-nos coisas importantes que podemos pôr em prática quando passeamos na rua… E por isso, não nos podemos esquecer de utilizar a passadeira quando precisámos de atravessar a rua.
7º Capítulo: Divisão de presentes, pelos presentes, sobrando os presentes do Leandro e do Afonso, ausentes… 
E crianças e livros foram felizes para sempre…
FIM

Sem comentários:

Enviar um comentário