"Em toda a infância houve um jardim. Isto é coisa de poetas."

Augustina Bessa-Luís

sexta-feira, 26 de março de 2010

"Diário de Bordo":Semana 28

"Coelhinho da Páscoa...que trazes para mim?"

Vejam como bonecas e bonecos, pinheiros, coelhos, livros, chuva de granizo, cores, fitas e nós … se transformam em laços de afecto e conhecimento no Jardim de Infância…





Wordle: ÁrvoreE depois de termos limpo um pedacinho de Portugal, chegou a hora de espalharmos ... Árvores.

Tínhamos uma dúzia de pinheirinhos semeados por nós que, entretanto cresceram e precisavam de um espaço maior. O Gonçalo A. trouxe o irmão Lícinio que nos levou ao monte e nos ajudou a darmos uma casa nova aos pinheirinhos.

Além da delícia que é caminhar entre os pinheiros, aprendemos coisas novas e demos consistência aquilo que já sabíamos: vimos pinheiros e sentimos o fantástico cheirinho dos eucaliptos. Descobrimos raízes e fetos “enroladinhos” que, quando estes meninos e meninas crescerem, vão ser objecto de estudo numa disciplina chamada Biologia, porque estes fetos, ao contrário de muitas plantas, não se reproduzem por sementes, mas por esporos que estão guardados nuns “pontinhos” que existem por baixo das suas folhas abertas.

Quando tiramos os nossos pinheiros das garrafas vimos que eles tinham uma raíz grossa, de onde saiam algumas mais fininhas. Este tipo de raíz chama-se “raíz aprumada”.

Vimos que as folhas dos pinheiros são diferentes das dos eucaliptos e vimos também pinhas “bebés”.

O Gonçalo preocupou-se em encontrar os melhores lugares para os pinheiros, pois tínhamos de ter o cuidado de os plantar num espaço onde eles pudessem crescer…e onde o tractor do pai não passasse. O Licínio sabe usar muito bem a enxada e abriu uns buracos na terra onde colocamos os pinheiros que, explicou-nos ele, como são pequeninos precisam de uns paus para se segurarem.

Apanhamos e cheiramos os “cones” dos eucaliptos e descobrimos os bugalhos onde cresce uma “mosquinha”.

No regresso à escola o Licínio chamou-nos à atenção para uma marca profunda de uma roda numa das pedras do caminho, talvez de uma carroça…quem sabe do tempo dos Romanos…

Mas o melhor deste passeio foi a possibilidade de trepar…e abraçar as árvores.


Agora que cresceram, chegou a hora dos filhos da Tita Pumba escolherem uma nova casa…em casa das oito crianças mais velhas, que já desde o ano passado esperam pela sua oportunidade de também adoptarem o seu coelhinho.

E numa semana em que os coelhos foram "estrelas" em muitos Jardins de Infância, o nosso não foi excepção… Mas será que alguém brincou com os coelhinhos como nós brincámos? :o)


*****Boa semana Amigos*****

2 comentários:

  1. O vosso passeio às árvores deve ter sido mesmo, mesmo muito bom ... e abraçar as árvores faz-nos muito bem, pela ligação à Terra. Sítio fantástico...

    ResponderEliminar
  2. ...e fica logo ali...juntinho ao Jardim de Infância :o)
    Beijinhos para a Póvoa da Galega, em especial para os amigos (da sala amarela) que o ano passado conhecemos através do Henrique...

    ResponderEliminar