"Em toda a infância houve um jardim. Isto é coisa de poetas."

Augustina Bessa-Luís

sexta-feira, 19 de março de 2010

DIA DO PAI

Agora já podemos mostrar os preparativos para o grande dia...


"O meu pai gosta de..."
Depois dos preparativos, que já começaram na semana passada, chegou finalmente o grande dia…Os pais vinham brincar à nossa sala…

O pai do Gonçalo A. foi o primeiro a chegar. Tinha um compromisso que não lhe permitia estar presente mais tarde, por isso foi ele que deu início à “festa”…

O pai da Ana Miguel trouxe a viola e tirou um dia de férias só para passar a tarde toda com ela e com os seus amigos.

O pai da Catarina trabalha na Argélia, por isso teve a visita da mãe e da tia, logo no início da tarde, o tio Abílio veio depois e para finalizar vieram os avós.

Os pais do Gonçalo F. e do Leandro que trabalham no país vizinho, vieram mais cedo de fim-de-semana e apareceram a meio da tarde para umas brincadeiras divertidas.

O pai do André faz anos no Dia do Pai e por isso ele preparou-lhe uma surpresa acompanhada de música. Trouxe a sua concertina, que já ensaia desde o dia anterior, juntou-se ao pai da Ana e tocaram a música dos Parabéns com toda a gente a cantar.

O pai da Ana cantou-nos uma canção para acompanhar a história “O Capuchinho Vermelho” e o pai do Vitor leu a história “Por favor, dá-me um açoite”, que deixou um grupo de ouvintes bem animados.

O pai do André fez um avião de papel e o tio da Catarina e o pai da Ana juntaram-se nesta missão. Durante uns minutos, o espaço aéreo da nossa sala parecia o aeroporto de Frankfurt.
Mas não foi só o espaço aéreo que foi utilizado para mostrar as habilidades dos pais…o espaço terrestre também. O pai da Joana e da Jéssica ainda sabem jogar ao pião…e o avô do Filipe também. O pai do Filipe veio mais tarde e depois foram juntos para a piscina.

O pai do Gonçalo A. e o pai do Afonso, jogaram no computador e o pai do Ricardo jogou o jogo do “Não Tocar” que o pai da Jéssica fez e nos ofereceu.

Mas o computador não serviu só para jogar. A Ana e o pai, através do Skype, falaram e viram a tia da Ana que está em Marrocos.

Muitos pais e mães (que vieram “substituir” os pais que não puderam vir) passaram pelo espaço de pintura que organizamos no polivalente…e que é sempre um dos espaços mais utilizados.

O pai do Gonçalo A. e o tio da Catarina brincaram com os coelhinhos e o Miguel dedilhou uma música na viola dedicada ao pai, que o escutou muito bem disposto…

O Dia do Pais é sempre um momento muito intenso nas vivências do Jardim de Infância e por isso resolvemos oferecer ao pai um registo de um momento vivido neste espaço… que guardamos numa moldura decorada com massas, cereais e leguminosas…
Entre brincadeiras, um pedacinho de bolo acompanhado por um café, ou um “pinguinho”, já não chegam só os pais…também vêm os tios, os avós, o amigo do pai, os irmãos mais velhos, as mães … e até as crianças (com as suas mães, ou pai) que, estando já no 1º Ciclo, um dia também já passaram por este espaço.

E por falar em espaço… o nosso Sistema Solar também fez sucesso. O pai do Pedro pegou-o no colo e ele chegou ao Sol… e o seu sorriso brilhou como uma verdadeira estrela…


E a avó Deolinda trouxe o coelho Timóteo para conhecer os seus oito filhotes e rever a coelha Tita...

Sem comentários:

Enviar um comentário