"Em toda a infância houve um jardim. Isto é coisa de poetas."

Augustina Bessa-Luís

domingo, 14 de março de 2010

"Diário de Bordo": Semana 26

"Quando em Março arrulha a perdiz, ano feliz." 
Provérbio português
Finalmente uma semana cheia de Sol…
E foi esta estrela que esta semana também encheu de actividade a nossa sala… Depois do Big Bang da semana passada, a meio desta, chegou-nos uma caixa cheia…de planetas. Mas para além dos planetas, trazia também o Sol e Lua… e uma "bomba das piscinas", como disse o Leandro. E foi com uma “bomba das piscinas” e uma outra de encher balões, que enchemos os planetas, a estrela sol e o satélite natural da Terra, a Lua.
A Terra é o terceiro planeta a contar do Sol e o primeiro que tem um satélite natural…Existem muitas luas que povoam o Sistema Solar e Neptuno, Saturno e Júpiter também têm luas. Júpiter é o que tem mais luas, 63, e também tem a maior lua de todas.
Para além do Sol, da Lua e do planeta Terra, dentro da caixa também vinham Mercúrio, Vénus, Júpiter, Saturno, Úrano, Neptuno e Plutão. Plutão, descoberto no século passado (1930), em 2006, foi considerado um “planeta anão” e como tal, hoje em dia, os astrónomos, os cientistas que estudam os astros, dizem que ele já não faz parte dos Planetas no Sistema Solar. Por isso, depois de termos enchido os nossos planetas e os termos pendurado no tecto da nossa sala, decidimos pendurar o Plutão junto à janela.
Mas antes de pendurarmos o nosso Sistema Solar, e para os ficar a conhecer melhor, brincamos com os planetas, ao som de uma música chamada Júpiter. Esta música foi escrita por um senhor inglês chamado Gustav Holst que, no século passado, compôs uma obra musical chamada “Os Planetas”, da qual fazia parte uma música dedicada a cada planeta. Por curiosidade, na altura em que este senhor compôs estas músicas o Plutão ainda não tinha sido descoberto e por isso não faz parte desta obra. Vimos o vídeo desta música no YouTube e falamos sobre os vários instrumentos que constituem uma orquestra e o Ricardo reconheceu os caracteres chineses que apareceram nas imagens.

Agora que temos um Sistema Solar no tecto da nossa sala, a nossa curiosidade vai ajudar-nos a querer saber mais coisas sobre os Planetas …

Mas foi também sobre a importância que a água tem no nosso planeta, que a Ana e o Jorge, que pertencem à equipa do Gabinete do Ambiente da Câmara Municipal, vieram falar à nossa escola. Juntamente com os nossos amigos do 1º Ciclo assistimos à projecção de um power point que nos falava da Água: do seu ciclo, onde a podemos encontrar, em que estados (líquido, sólido e gasoso), onde a utilizamos, que estruturas existem para a recolha, distribuição e tratamento da água, o quanto ela é importante para a nossa vida e como a devemos cuidar e preservar. Em Barcelos existem uma ETA e uma ETAR. Na ETA (Estação de Tratamento de Água) é feita a recolha das águas dos rios para ser tratada e distribuída pelas nossas casas. Na ETAR (Estação de Tratamento de Águas Residuais) é tratada a água que, em nossas casas, poluímos quando tomamos banho com o champô e o sabonete líquido, quando lavamos os dentes, quando se lava a louça, o carro, etc.

Mas não basta cuidar da água para o nosso planeta não ficar doente…é também preciso colocar o lixo nos sítios certos. Há muitas pessoas crescidas que ainda não aprenderam a utilizar os Ecopontos, ou não sabem onde ficam as lixeiras municipais para colocarem o lixo que não pode ser colocado nos contentores do lixo, por isso encontramos lixo nas ruas e nos montes. É para acabar com esse lixo que no próximo dia 20, um grupo de voluntários, vai tentar “Limpar Portugal”. Esta semana lemos o livro infantil "Vassourinha - entre Abril e Maio", com texto de António Torrado e ilustrações de João Abel Manta, e levamos para casa as nossas vassouras, um par de luvas e um folheto para lembrar os adultos lá de casa a darem também “uma, ou duas mãozinhas” a este projecto. Para a semana vamos calçar as luvas e apanhar o lixo da rua da nossa escola e do monte onde gostamos de brincar…Já vimos lá algumas garrafas de plástico que vamos ter de colocar no Ecoponto amarelo.

Se mantivermos o nosso planeta limpo nós, e os nossos coelhinhos, vamos ser muito mais felizes…


E felizes vamos também ficar na próxima sexta-feira quando os pais vierem brincar no Jardim de Infância. Nesse dia, o JI funcionará entre as 13:30 e as 18:30 e todos deverão trazer boa disposição e vontade de brincar, porque, entre outras coisas, há baloiços para empurrar, bonecas para embalar, pincéis para pintar, plasticina para modelar, lápis para desenhar, livros para ler, bolas para jogar, computador para pesquisar, legos para construir e um lanche para partilhar…


Nesse dia, o coelho Teodoro também virá à festa para conhecer e brincar com os seus filhotes…
*****Boa semana Amigos*****

Sem comentários:

Enviar um comentário