"Em toda a infância houve um jardim. Isto é coisa de poetas."

Augustina Bessa-Luís

domingo, 1 de novembro de 2009

"Diário de Bordo": Semana 7

“A cidadania global, a educação e a sociedade em fusão, são os valores transversais da interculturalidade social do mundo de hoje, que se pretende integradora, equitativa, justa, responsável e solidária, de modo a manter as diferenças sem subalternizações nem sobreposições e intolerâncias.”

Apesar de termos a festa do "Dia das Bruxas" agendada para sexta-feira, esta foi uma actividade que pintou todos os dias desta semana…mas ainda houve espaço para muitas outras cores…

“A Matemática das Nozes”


Lembram-se da noz gigante que o Ricardo trouxe? Pois esta semana ele trouxe mais 8 “nogões”…parece que é assim que se chamam estas nozes, que afinal não são um fenómeno, mas sim uma espécie ”prima” das nozes que habitualmente comemos.
Com estas nozes fizemos muitas “contas”: contámos, adicionámos, subtraímos e dividimos, conseguindo contar oito nozes de muitas formas diferentes. Fizemos pares e percebemos que se juntássemos a noz que o Ricardo trouxe fazíamos um número ímpar… o nove.
Quando alinhámos 4 nozes bem juntinhas de um lado e do outro lado alinhámos 4 nozes mais afastadas, todos achavam que o conjunto das nozes mais afastadas tinha mais nozes, pois era “maior”…O André até quis provar esta “teoria”, colocando o braço entre os dois conjuntos para provar que o 1º conjunto “só ia até ali” ficando duas nozes do 2º conjunto fora deste alinhamento. Só quando fizemos a correspondência unívoca, perceberam que afinal cada conjunto só tinha 4 nozes. Algumas crianças ainda não ficaram muito convencidas com esta explicação, por isso havemos de fazer mais vezes este “truque”.
Depois medimos a noz e o “nogão” e registámos as medidas…




Que calorzinho bom...

Aproveitamos ao máximo as tardes serenas e quentinhas desta semana para brincarmos muito no espaço exterior...foi mesmo bom brincar com a areia (das obras que nunca mais têm fim), puxar os carrinhos e cantar uma canção ao caracol, que há dias anda a tentar subir uma parede...Pensamos que ele pode ter adormecido, porque nestes últimos dias parece não ter saído do sítio.
Também entrançamos as fitas da porta e agora temos as tranças da Rapunzel...
"As Bruxas também precisam de Cálcio"
Não sendo o “Dia das Bruxas” uma tradição portuguesa, de uma forma lúdica, aproveitámos esta personagem de muitas das histórias que agradam às crianças, e transformámos esta festa num momento especial. A Vera, a monitora do Prolongamento de Horário, pintou, magnificamente, um painel alusivo ao tema. O Drº Sérgio, psicólogo do Agrupamento, também veio dar uma mãozinha. Os professores de Inglês e Música, das Actividades Extra Curriculares (AEC), organizaram um momento em que a língua inglesa e a música se cruzaram e transformaram a canção “This is Halloween”, do filme “O Estranho Mundo de Jack”, de Tim Burton, num pequeno musical, que as crianças do 1º Ciclo apresentaram aos seus colegas do Jardim de Infância. No âmbito do projecto “Escola Promotora de Saúde”, os mais pequeninos retribuíram com um trava-línguas que adaptamos do cancioneiro popular:
A bruxinha desta história
Bebe o leite pelo copo…
Copo, copo, jericopo,
Jericopo, copo cá;
Quem não disser três vezes
Copo, copo, jericopo,
Jericopo, copo cá,
Deste leite não beberá.

E também com a canção da “Vaca Leiteira”:



E porque as Bruxas também precisam de cálcio, neste dia foi confeccionada uma receita onde o leite foi o ingrediente principal… No Dia das Bruxas houve Leite-creme no lanche da tarde…e muita diversão.




*****Boa semana Amigos*****



Sem comentários:

Enviar um comentário