"Em toda a infância houve um jardim. Isto é coisa de poetas."

Augustina Bessa-Luís

sábado, 21 de novembro de 2009

"Diário de Bordo": Semana 10

(Na EPE) “Não é importante que a criança capte toda a informação que a rodeia, mas sim que se familiarize com diferentes contextos.”
Carlos Gallego Lázaro
Na segunda-feira regressamos à nossa sala, já com novos placares…De tão novos que eram até parece que estávamos com receio de os “espetar”. Mas era necessário reorganizá-los, uma tarefa partilhada por todos, e na terça-feira os espaços já começaram a ficar mais preenchidos.

Depois do aniversário da dona Alice, foi o aniversário da Filipa que, todos os dias ajuda os mais pequeninos na hora do almoço e os acompanha no Prolongamento de Horário.

Finalmente chegou um dia de Sol. Mesmo no dia em que a Cláudia e a Ivone, do Gabinete do Ambiente, vieram mostrar um filme sobre “A Energia”. Esta sessão de informação era orientada para os nossos amigos do 1ºCiclo, mas nós também fomos “espreitar”.
Há tarde, aproveitamos o Sol e a “energia solar” para brincar com a areia, no Parque Infantil e encher o nosso Compostor de folhas secas, caídas das árvores do nosso recreio.

O Ricardo também trouxe algumas folhas que apanhou no caminho para a escola e, juntando-lhe algumas do nosso recreio, decidimos construir uma árvore para “guardar” aquelas folhas de Outono, pois não tarda chega o Inverno (às vezes até parece que já por cá anda) e vai varrer todas as folhas das árvores que circundam a nossa escola.

Lemos dois livros que falavam de ovos: “Os ovos misteriosos”, da Luísa Ducla Soares e “A mamã pôs um ovo” de Babbete Cole…O primeiro conta-nos a história de uma galinha que decide fugir do galinheiro e gerir os ovos do seu próprio ninho. Mas, depois de ter colocado o seu ovo, misteriosamente, aparecem-lhe mais quatro ovos no ninho, todos diferentes e dos quais nascem também animais diferentes que ela decide adoptar. Mas os "ovos" não são exclusividade dos animais ovíparos (animais cujo embrião se desenvolve dentro de um ovo em ambiente externo, sem ligação com o corpo da mãe) e a mamã também “põe” ovos… Foi isso que descobrimos no segundo livro: como nascem os bebés…e todos os outros mamíferos (animais vertebrados, de "sangue-quente", que se caracterizam pela presença de glândulas mamárias que, nas fêmeas, produzem leite para alimentação dos filhotes.)
O Gonçalo levou este livro para casa, para ler com a tia...que está grávida.

E por falar em mamãs que “põem ovos”, a irmãzinha do Filipe deve estar quase, quase a nascer…




*****Boa semana Amigos*****

Sem comentários:

Enviar um comentário