"Em toda a infância houve um jardim. Isto é coisa de poetas."

Augustina Bessa-Luís

sábado, 7 de novembro de 2009

"Diário de Bordo": Semana 8

“Porque eu sou do tamanho do que vejo e não do tamanho da minha altura…”
Fernando Pessoa

Cada dia que passa, olhando para o que está perto, vamos tentando ver mais longe, partilhando o que vemos e sabemos. E quando, sozinhos, não conseguimos ver tudo aquilo que gostaríamos, pedimos ajuda… E foi isso que aconteceu. O Ricardo queria ver a torre dos tubos de cartão a tocar no tecto e como a sua altura não era suficiente para concretizar o seu desejo, nem a minha, lembrámo-nos que o professor Nuno nos poderia dar uma ajudinha… E assim foi… Com a nossa ajuda, e a de uma cadeira, o professor Nuno ajudou o Ricardo a construir uma torre “até ao tecto”…






O Magalhães e o “Perfeito Coração”

A Jéssica trouxe mais uma vez o computador “Magalhães”, do irmão Bruno que, já estando no 5º ano, diz que agora o computador também é um bocadinho dela…o que a deixa muito feliz
E é sempre num tom de felicidade que a Jéssica partilha com os seus amigos os seus conhecimentos informáticos. Desta vez a demonstração passou pela ida à pasta das músicas, para ouvirmos a canção “Gaivota”, do projecto “Amália Hoje”, que a Jéssica tanto gosta de cantar... Ora oiçam lá…


"Magalhães"...e o "Perfeito Coração"... from Cristina Pinto on Vimeo.


Novidades Matemáticas

O Filipe trouxe seis bolas, três de golfe e outras três de tamanhos idênticos, mas com características diferentes, que nos permitiram experimentar também diferentes conceitos: mole/duro, leve/pesado, salta muito/salta pouco.
Mas ele trouxe também um jogo de “conjuntos” igual a um que temos na nossa sala, mas ao qual falta uma peça. Descobrimos que no do Filipe faltavam duas peças….mas se lhe emprestássemos as peças que lhe faltavam já poderíamos fazer um jogo completo…Completámos o jogo do Filipe e no nosso passaram a faltar 3 peças…porque 1+2=3…








É tão bom vê-los crescer…

A Cristiana esteve comigo no JI durante dois anos e agora já está no sexto ano… Mas isso não a impede de, de vez em quando, por vezes na companhia da Beatriz, vir fazer-nos uma visitinha. E na festa do “Dia das Bruxas” elas também apareceram.
É muito bom sentir que, mesmo crescendo, aqueles “pequeninos” de há uns anos atrás gostam de voltar … São estas as nossas “medalhas”…
Mas ela não veio “só”… trouxe o seu computador …
Aproveitámos para ver uma história que o nosso amigo Henrique, que agora já não está na Póvoa da Galega, mas que continua numa sala amarela, nos enviou por e-mail: O incrível rapaz que comia livros, já publicada aqui no post do dia 19 de Junho.

A Cristiana mostrou-nos também a história “O Nuno escapa à gripeA”, que prendeu tanto a atenção dos mais pequeninos que, na hora de ir embora, os avós, que entretanto chegaram, também lembraram que é importante termos alguns cuidados simples para nos prevenirmos deste vírus malandreco, que não gosta nada de água…Por isso nunca podemos esquecer de lavar as mãos várias vezes ao dia…





Afectos soltos …


Click to play this Smilebox slideshow:
Create your own slideshow - Powered by Smilebox

Mas se há afectos soltos que nos ajudam a crescer, outros há que “seguramos” com carinho…



*****Boa semana Amigos*****

1 comentário:

  1. Olá Cristina,

    Muito obrigada pelas palavras de incentivo deixadas no PalavrasM.

    Pois, temos visitado este espaço cheio de frescura , afecto e envolvimento. Temos-vos acompanhado com interesse . A forma como está estruturado - diário de bordo - dá-nos uma perspectiva das vossas aprendizagens e interacção. Um formato muito pertinente.

    Vamos estando por aqui e por ali...

    Até breve

    Equipa : Palavras M

    ResponderEliminar