"Em toda a infância houve um jardim. Isto é coisa de poetas."

Augustina Bessa-Luís

sábado, 31 de outubro de 2009

This is Halloween

"O Dia das Bruxas (ou Halloween no original em inglês) surgiu há dois mil anos, tendo como base e origem as celebrações pagãs dos antigos povos Celtas. Era um festival do calendário celta, dos sacerdotes druidas, comemorado com alegria e homenagens aos mortos e aos deuses, que marcava o fim do Verão, o início do Ano Novo e as fartas colheitas.

A comemoração original chamava-se Samhain (o Senhor dos Mortos), também conhecida como o Dia das Almas, pois acreditava-se que na noite de 31 de Outubro realizava-se o encontro entre o mundo espiritual e material. Eles acreditavam que na véspera deste dia, Samhain chamava todos os espíritos que, durante os doze meses passados, tinham sido condenados a habitar em corpos de animais. Costumavam reunir-se em volta de uma fogueira na comunidade, e ofereciam os seus animais e as suas colheitas.

Por ser uma festa pagã, foi condenada na Europa durante a Idade Média. Aqueles que comemoravam esta data eram perseguidos e condenados à fogueira pela Inquisição.

Já no século XIX, os emigrantes irlandeses implantaram a festa do Halloween nos Estados Unidos. Desde que este evento começou a ser celebrado, o dia 31 de Outubro tornou-se numa festa tradicional infantil na qual as crianças se fantasiam e pedem guloseimas de casa em casa ("trick-or-treat").

Nos últimos anos, as celebrações do Halloween têm ganho um novo espaço em Portugal, sobretudo em zonas onde há uma forte comunidade anglo-saxónica."
in: http://atlanticofm.com




"O Estranho Mundo de Jack" - Tim Burton

Sem comentários:

Enviar um comentário