"Em toda a infância houve um jardim. Isto é coisa de poetas."

Augustina Bessa-Luís

sábado, 28 de novembro de 2009

“Vitaminas e Companhia”


Uma alimentação diversificada e equilibrada é fundamental na ingestão de vitaminas essenciais à vida. Assim, entre outros alimentos, podemos encontrar a vitamina A na gema do ovo, uma das vitaminas B no peixe, a vitamina C na laranja, a vitamina D no leite, a vitamina E no feijão, a vitamina K na couve e a vitamina Lnos livros. Pois é, Ler faz bem à saúde e a pensar nisso recomendo a todos os Pais que uma história faça parte da “alimentação diária” da criança.

Para ajudar nesta “ementa equilibrada”, todas as sextas-feiras, as crianças do JI levam para casa um livro que lhes deve ser lido pelos pais ou por um irmão, ou irmã, que já saiba ler, as vezes que lhes apetecer, e que deverá ser devolvido até quinta-feira da semana seguinte.

E para que a vitamina L seja ainda mais eficaz, deve ser ingerida juntamente com a vitamina R. Para isso basta que, quem lê a história, se disponha a partilhar com a criança um Registo no seu caderno do “Saco dos Recados”.

Caso os pais achem este suplemento vitamínico muito “complicado” aconselha-se que ingiram vitamina T e vão ver que já vai haver Tempo para um momento de partilha de afectos que ajudará a criança a crescer mais forte e saudável.

Esta semana brincamos com as letras que se juntam para construírem palavras e que se podem unir para formar frases, e identificámos o espaço onde são deixados os livros que regressam à sala, depois de terem passado uns dias em casa de cada uma das crianças.

 



Até há alguns dias o espaço reservado aos livros era designado por "Biblioteca", mas um dia destes o Vitor, que regularmente tem o cuidado de arrumar os livros nas parteleiras, disse-me: "Esta é a minha loja."... E agora, carinhosamente, a Biblioteca transformou-se na "Loja do Vitor"...


Sem comentários:

Enviar um comentário