"Em toda a infância houve um jardim. Isto é coisa de poetas."

Augustina Bessa-Luís

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

A Aida e ACAPO no Jardim...

No âmbito do projeto "ABC Deficiência Visual", hoje tivemos a vista da Raquel e da Paula, técnicas da ACAPO (Braga)Sem dúvida, um excelente momento de aprendizagem e sensibilização que as crianças e os adultos irão ter presente nas suas atitudes futuras.

Mas a primeira pessoa especial a chegar foi a Aida. Foi brindada, pelo Tomás, com a leitura do livro que ele leu com a família, "A zebra Camila", e adorou a história. E ainda falamos com os amigos da Sala Amarela.


Os amigos do 1º Ciclo juntaram-se a nós e aprendemos imensas coisas sobre objetos que auxiliam os cegos, ou pessoas com baixa visão, e sobre a forma como nos devemos comportar com pessoas portadoras de deficiência visual. Por vezes, na tentativa de as ajudar, podemos atrapalhá-las, ou até assustá-las. E na maioria das vezes elas nem necessitam de ajuda, porque conseguem fazer quase tudo sozinhas.



E ainda fizemos alguns jogos para percebermos como "vêem" os cegos.





Estes são os crocodilos, de um jogo de orientação, e o Brailino. Um boneco que ensina as crianças a escrever Braille.


A Paula mostrou-nos uma bola utilizada num desporto para cegos que se chama Goalball. 
Para saberem mais coisas sobre este desporto, leiam aqui GOALBALL.


Ainda houve tempo para medirmos a Aida e para ela ver como ficaram os nossos retratos disfarçados. 
Mesmo sendo quase impossível a Aida adivinhar de quem seriam os retratos, conseguiu adivinhar quase todos os materiais que utilizamos nos nossos disfarces. E o que ela se riu, quando descobriu que o Leandro tinha um bigode :-)


Sem comentários:

Enviar um comentário