"Em toda a infância houve um jardim. Isto é coisa de poetas."

Augustina Bessa-Luís

domingo, 4 de dezembro de 2011

Viagem do mês...de Novembro...

Mais uma etapa desta viagem está concluída…Uma viagem cheia de novas brincadeiras que originaram novas aprendizagens, muitos sorrisos e muitas captações de imagens, numa máquina que diariamente saltita de mão em mão…

Entre “riscos e rabiscos “ a Joana descobriu que o nome da mãe “cabia” no nome do pai, Carlos, ela conseguiu encontrar todas as letras do nome Rosa. Construímos uma capa para os desenhos que oferecemos à dona Alice, improvisamos um jogo de encestar, ilustramos as histórias da semana, lanchamos ao sol, dançamos e jogamos à bola com os amigos do 1º ano, andamos de baloiço e o João e o Pedro foram resgatados da chuva pela Isabel. Divertimo-nos com o jogo, actualmente, mais popular da sala, o “Bambino”, descobrimos uma folha de Outono resistente no topo da Tília, carimbamos as palmas das mãos e ficamos a conhecer a Susana…a “filha” da Margarida, que tem uns sapatos azuis com lacinhos…

Entre “riscos e rabiscos” também desenhamos linhas verticais e horizontais e relógios de pulso…

…desenhamos a história da Mosca Fosca…

…e os amigos do 1ºAno, vieram à nossa sala ouvir a história do Nabo Gigante que a Educadora Ana e a professora Helena nos vieram contar.


Quem se revelou um excelente contador de histórias foi o Afonso, que se fartou de “ler” os livros da nossa Biblioteca aos amigos.


A Marta Figueroa, quando esteve connosco a fazer Origamis também nos leu o livro “Um bicho muito estranho” e apresentou-nos o Simão e a Mary, que vieram com ela e durante uma tarde inteirinha brincaram na nossa sala, em especial na Casinha-das-Bonecas…

…onde todos cuidam das tarefas domésticas.

Quem também tem brincado muito na nossa sala é a cobra Gabriela, o elefante Gabriel, o cão Puccini e a cadela Rosinha… quatro peluches gigantes que nos ofereceram e que um dia de manhã estavam à nossa espera na sala…que Surpresa!!!
E entre bruxas, índias e bailarinas, a dona Elisa ensinou-nos uma canção de roda intitulada “Ó Margarida moleira”…

Canção:
Ó Margarida moleira, dá-me da tua farinha (bis)
Ai, ai , ai que eu a quero peneirar. Ai, ai, ai com uma nova peneirinha. (bis)”



E a juntar às danças de roda, fizemos ginástica com a professora Manuela…





O Pedro e o João são fãs do Cars e já sabem escolher os vídeos que querem ver no Youtube…nem que para isso seja preciso subir para a mesa…

E como...







Fizemos anjos que já levamos para casa para ajudar nas decorações Natalícias do fim-de-semana…




Mas este mês queremos agradecer em especial à avó Alice e ao avô José (avós da Leonor e do Francisco) que nos deram uma ajuda preciosa na reabilitação da nossa horta com o seu tractor de estrume e as suas enxadas. Com eles plantamos várias espécies de couves, alface, favas, alho francês, cebolo e espinafres, na sua maioria comprados no horto do senhor António. A dona Elisa também nos tem ajudado e transplantámos morangueiros do vaso para a terra do nosso canteiro, que gostaríamos que se transformasse num morangal. A nossa amiga Rosa, que uma vez nos veio visitar, mandou-nos 15 “pés” de alcachofras que já plantámos na horta. Fomos pesquisar na Internet sobre as alcachofras pois a generalidade não conhecia esta planta, que tem uma flor muito bonita. Agora só nos resta cuidar destas plantas para que elas cresçam a mais tarde as possamos colher e levar para casa…


Próxima estação...Dezembro :-)

1 comentário: