"Em toda a infância houve um jardim. Isto é coisa de poetas."

Augustina Bessa-Luís

domingo, 11 de dezembro de 2011

Na rota dos presépios...


O Natal está a chegar e os seus símbolos espalham-se pelas ruas e pelas casas.
A maioria das crianças já tem as luzinhas a piscar no seu “Pinheirinho de Natal” e muitas delas ajudaram na recolha do musgo para enfeitar o Presépio...
O Presépio que foi motivo para a leitura d’ “O Livro do Natal” de José Jorge Letria, que, em verso, nos fala do Presépio, das suas figuras, do Pai Natal, da Árvore de Natal, da Missa do Galo e do doces que comemos nesta época…
 
Mas foram os presépios da Leonor e da Rita que nos levaram pelas ruas da aldeia, quais pastores ou Reis Magos, à procura do Menino…
E não encontramos só o Menino, mas toda a sua família e amigos, que o quiseram visitar…

E como também nós fomos visitá-Lo, e também somos meninos, a família da Leonor e da Rita esperavam por nós com as suas “oferendas” … bolachinhas, rebuçados e chocolates (não há nada mais “doce” do que avós, pais e tias orgulhosos…)

Mas não vimos só os Presépios: em casa da Leonor andamos de baloiço e vimos cabrinhas, tourinhas, galinhas, pintainhos, gansos e uma perua. Em casa da Rita há uma mesa de bilhar e todos quiseram experimentar. No regresso à escola tivemos de nos apressar…pois já começava a pingar…


"Ainda que se percam outras coisas ao longo dos anos, mantenhamos o Natal como algo brilhante… E regressemos à nossa fé infantil." (Grace Noll Crowell)

Sem comentários:

Enviar um comentário