"Em toda a infância houve um jardim. Isto é coisa de poetas."

Augustina Bessa-Luís

sábado, 26 de novembro de 2011

Ciência, Arte e muita diversão...

Esta foi uma semana que começou com muita chuva e terminou com um sol radioso…

O Outono traz-nos surpresas assim e também nos traz o vento e o frio “que puxam as folhas para baixo”… Esta foi a explicação dada pelos mais “crescidos” aos mais “pequeninos” para explicar a enorme quantidade de folhas que cobrem o nosso recreio…

Através da Internet ficamos a saber que no Outono algumas árvores deixam cair as suas folhas para se prepararem para o frio do Inverno. O frio dificulta a tarefa das raízes na captação de água. Por isso é preciso concentrar todo o “alimento e energia” no tronco, para que a árvore resista e possa voltar a encher-se de folhas e frutos quando chega a Primavera e o Verão.

Para percebermos a dificuldade que a água tem de se infiltrar na terra fria fizemos uma experiência com dois copos (furados no fundo) cheios de terra. Um deles foi deixado uma noite inteirinha no congelador do frigorífico. No dia seguinte colocamos ambos os copos sobre guardanapos de papel. Enchemo-los com a mesma quantidade de água e pudemos verificar que na terra do copo de terra gelada a água não se conseguia infiltrar, ao contrário da terra do copo que tinha sido deixado junto à janela. Debaixo deste copo, o guardanapo de papel ficou rapidamente molhado, enquanto que, debaixo do copo gelado, o guardanapo de papel manteve-se seco durante algum tempo. Ao fim de alguns minutos o copo da terra gelada começou a ficar cheio de gotinhas de água no exterior… A Ana Luísa lembrou-se que há dias, quando a mãe tirou a sopa do frigorífico, a caixa ficou “cheia de bolhinhas de água” … É que o ar frio, que não se vê mas que está junto do copo, no contacto com o calor “aquece”…e por isso se formam estas gotinhas…


Ao fim de algum tempo o Afonso descobriu que a terra já tinha descongelado porque apertou o copo que tiramos do frigorífico e a terra já estava mole… e o guardanapo já estava molhado…

Aproveitando o sol da manhã viemos brincar com as folhas de Outono e abraçar as árvores…para as aquecer um pouquinho. Ao pisarmos as folhas secas, ou apertando-as nas mãos percebemos que podíamos fazer “música”…



E estávamos nós a saltitar sobre as folhas, quando a ama do Pedro apareceu para nos visitar, e, em especial, dar um forte abraço no Pedrinho, de quem sentia muitas saudades. Matar saudades foi o que fizeram a Cristiana e a professora Sandra, que trouxe a Ema para a ficarmos a conhecer…Que bebé lindo…

Quem também veio brincar com a Rita, foi o pai Nelson que dias antes tinha sido “desafiado” a vir jogar o “Bambino” com a filha…e ela adorou…


Mas as visitas não se fizeram só no sentido de “fora para dentro” …também se fizeram de “dentro para fora” …E o entusiasmo era enorme para ir ver a “tourinha” a casa dos avós da Beatriz.
No caminho aproveitamos para “treinar” a nossa orientação espacial e a escolha de itinerários… assim como regras de segurança dos peões.

Os avós da Beatriz não estavam em casa, por isso estavam à nossa espera os pais da Beatriz… e claro, a “tourinha”.

Também experimentamos o baloiço que os avós penduraram para a Beatriz numa oliveira… Todos o experimentaram e o Afonso disse: “Quem me dera ter um baloiço pendurado numa árvore!”. (Esperamos que o avô Sá leia este blogue :o)

Mas esta semana também teve espaço para pinceladas (com cores primárias e secundárias)...


…e dois Galos de Barcelos.


E já a pensar na nossa ida ao cinema no próximo mês, assistimos com os nossos amigos do 1º Ciclo, ao “Cars 2”, na Sala Azul. E para terminar esta “viagem” em beleza nada como um “Pipoca Show”, como lhe chamou o nosso amigo Hugo D. do 4º ano.

E a juntar à arte do cinema animado, tivemos a arte de decoração de origamis que aprendemos com a nossa amiga Marta. As ilustrações deram “cor” às pipocas docinhas que a dona Alice e a Isabel estiveram a fazer, enquanto assistimos às aventuras do Faísca McQueen e do Mate…


Sem comentários:

Enviar um comentário