"Em toda a infância houve um jardim. Isto é coisa de poetas."

Augustina Bessa-Luís

domingo, 18 de dezembro de 2011

No JI, todos os dias há festa... de Natal...

Depois do regresso do Afonso, com a sua “sanfona”, na terça-feira a Ana Luísa festejou o seu aniversário…E como o tivemos de o comemorar de manhã, a Ana trouxe um delicioso bolo feito pela mãe Maria…e também trouxe a irmã Catarina e o primo André.


A tarde desse dia foi passada na EBS de Vila Cova. O senhor Benjamim levou-nos na carrinha e a dona Lurdes (monitora do Prolongamento de Horário) foi connosco. Desejamos aos amigos da Secretaria Feliz Natal e demos uma ajudinha a enfeitar a sua Árvore de Natal.

Mas tínhamos de nos apressar, a professora Manuela e a Educadora Filipa, com os nossos amigos do JI de Vila Cova, já estavam no pavilhão à nossa espera.
Os nossos amigos mais velhos de Vilar do Monte, quando sabem que estamos por lá aparecem sempre para nos dar um abraço e uma ajudinha naquilo que for preciso. E desta vez não foi diferente: entre os amigos, encontrámos a tia, o primo e a irmã…e também o pinheirinho que lá plantamos há uns dois anos atrás.

Tal como o pinheiro, também as “baixinhas” de outros tempos têm crescido rápido…e é muito gratificante vê-las crescer e perceber que não se esquecem dos seus tempos no JI…


E no pavilhão foi uma diversão…Conhecemos os amigos do JI de Vila Cova e fartámo-nos de “ginasticar” com eles e com a professora Manuela.


No dia seguinte recebemos o nosso presente de Natal. Nem todos os presentes vêm embrulhados em papel fantasia e enfeitados com laços…mas todos os presentes devem trazer-nos algo de novo…e com este presente todos vivemos novas experiências e partilhamos outras já conhecidas.

E logo de manhã a animação começou no autocarro a caminho da estação de Barcelos, continuou na viagem de comboio para Viana, onde estava à nossa espera o Artur para nos contar como tinha ajudado o Pai Natal a salvar o Natal de uma menina que pediu uma bicicleta cor-de-rosa. Para algumas crianças esta foi a primeira vez que foram ao cinema e o filme “Arthur Christmas” foi sem dúvida uma feliz estreia.
O almoço foi uma “extravagância natalícia” e todos trouxeram um “gato” do McDonalds…
E como ainda havia tempo até apanharmos o comboio de volta para Barcelos, aproveitamos para ir aos Correios comprar o selo para colocar no envelope do postal de Natal que enviamos para os amigos. Depois de no ano passado cada criança ter poupado para oferecer um presente a um amigo, este ano cada criança escolheu, dentro do grupo, um amigo para quem iria enviar um postal de Natal. Desta forma ficamos também a conhecer o nome da nossa rua e o nº da nossa casa…e dos amigos para quem enviamos os postais.

Depois de colocados os envelopes no marco do correio, passeamos pela principal rua da cidade até à margem do rio Lima. Visitamos o “Monumento à Liberdade” de José Rodrigues e avistamos o navio hospital Gil Eanes. O regresso a Barcelos fez-se de comboio e terminamos esta visita com a viagem de autocarro até à escola.

 
Entretanto esta semana, por razões “contratuais” a Isabel teve de dar por terminado o seu trabalho na nossa escola e foi substituída pela Ana Maria. Para a Isabel desejamos o melhor e tenho a certeza que vamos sentir imensas saudades dela…à Ana Maria dá-mos as boas-vindas.

O resto da semana foi preenchido com mais postais de Natal, desta vez oferecidos pelos CTT e dirigidos às respectivas famílias. Também fomos desejar Feliz Natal aos nossos amigos do 1º Ciclo e todos decoramos, com os nossos desejos e estrelas, a “Árvore dos Desejos”. Esta “árvore” “nasceu” depois de um “acidente” que os amigos do 1º Ciclo provocaram numa árvore do recreio quando tentavam recuperar a bola de futebol que foi chutada para o ar e ficou presa nos galhos da árvore. E para que a árvore não ficasse triste, transformamos o seu galho numa árvore dos desejos de todos….miúdos e graúdos.

E como sabemos que o Pai Natal por vezes visita as escolas antes de irmos de férias, decidimos deixar um lanchinho para ele e para as renas, não fosse ele passar pela nossa sala e pensar que nos tínhamos esquecido dele. E não é que ele passou mesmo?!!! E até nos deixou uma carta…

«HO!HO!HO!HO!
Olá meninos e meninas de Vilar do Monte…Os meus ajudantes elfos, que vocês viram ontem no filme do meu filho Artur, disseram-me que neste Jardim de Infância havia um grupo de crianças que se portavam muito bem e que também trabalhavam muito com a sua educadora Cristina.
Por isso, ao passar por Vilar do Monte a caminho do Pólo Norte, decidi vir cá espreitar a vossa sala…E gostei muito, muito, muito de tudo o que por aqui vi…
E do que eu gostei mesmo muito, pois já sentia um “ratinho a roer” aqui na minha barriga, foram das bolachinhas e do leitinho. Bebi o leite com chocolate, mas levo o pacote de leite branco no bolso para beber no caminho, pois o caminho até ao pólo Norte é longo e de certeza que o meu “ratinho” vai “roer” de novo antes de chegar a casa…e o leite simples dá muita energia…
Peço desculpa pelas ervinhas que as minhas renas deixaram espalhadas pela sala, mas elas vinham tão cansadas e que resolveram deitar-se a descansar nos vossos pufos… Como estou com muita pressa, se vocês puderem dar uma ajudinha na arrumação eu agradeço…
E como vocês se têm portado muito bem eu vou deixar por aqui umas surpresas que encontrei aqui no meu saco…deixo algumas a mais para poderem trocar se quiserem…
Agora vou desligar o computador e acordar as minhas renas que já estão a ressonar (os vossos pufos são muito fofos) pois tenho de ir andando, porque ainda há muito trabalho a fazer até à noite de Natal…
Quem sabe ainda nos vamos encontrar em vossas casas, ou na rua :-)
Muitos abracinhos e beijinhos o
Pai Natal»
 
E como o Pai Natal diz que o leite faz muito bem, a Margarida e o João até já começaram a beber o leitinho da escola…

A surpresa e o encanto era geral quando de manhã entramos na sala… a Ana estava entusiasmadíssima pelo facto de ele ter usado um marcador dos nossos para assinar o seu nome e a Leonor admirada por ele ter utilizado a caixa dos nossos alfinetes e se ter esquecido dela em cima do armário…Ah Pai Natal distraído!!!

Na sexta-feira à tarde houve cinema na Sala Azul, pipocas e chocolates para desejar aos nossos amigos do 1º Ciclo Boas Férias de Natal… E também levamos para casa o nosso Postal Rena, que fizemos com as nossas mãos e um dos pés e onde colamos a carta ao pai Natal que escrevemos com a família…


Mas não foi só o Pai Natal que visitou a nossa escola, também vieram brincar para o nosso recreio uma salamandra (“saramela”) e um gafanhoto gigante…

 
Quanto a nós, segunda-feira voltamos ao JI…e vamos ter uma visita surpresa...que vamos gostar de abraçar :-)

Sem comentários:

Enviar um comentário