"Em toda a infância houve um jardim. Isto é coisa de poetas."

Augustina Bessa-Luís

domingo, 31 de janeiro de 2010

"Diário de Bordo": Semana 20

"Vou no espantoso trono das águas
vou no tremendo assopro dos ventos
vou por cima dos meus pensamentos." 
in "O barco vai de saída" Fausto

E esta semana o Sol fez-nos companhia… e os barcos saíram para o mar…
Com os barquinhos a navegar, o vento a soprar e o mar cheio de peixinhos navegamos pela história “A estrela-do-mar foi viajar”, da Mafalda Azevedo, pois no mar do Gonçalo F. havia uma estrela cadente que lá tinha caído. E todos os mares eram diferentes: o do Miguel tinha um avião no fundo (ele tinha visto num filme um avião a cair ao mar) e um outro que voava . O da Catarina também tinha um avião que tapou a nuvem que passava. O mar do Leandro tinha fanecas, pois ele gosta muito de comer este peixe, e tubarões e muito gelo que os tapava. O do Gonçalo Agra tinha muitos polvos e o do Gonçalo A. muitas gaivotas a voar e a mergulhar para os peixes apanhar. No mar do Filipe as ondas estavam agitadas. A Jéssica e o André navegaram nos seus barquinhos em dias de Sol e os golfinhos do Ricardo saltavam no mar, debaixo de um céu nublado (com muitas nuvens).

Mas com o Sol, não foram só os barcos a sair do porto…nós também saímos da sala para brincar no Parque, fazer ginástica com a professora Manuela, correr atrás da Tita e atrás da bola…

A história mais divertida da semana foi a que estava guardada no livro que a Educadora Filipa nos emprestou e que falava de um elefante diferente, que espantava toda a gente. Este elefante tinha uma tromba tão comprida que lhe estava sempre a pregar partidas… A sua ponta estava tão longe do elefante que um dia até se perdeu…
O Ricardo desenhou um elefante com uma tromba tão comprida … que até soprava as nuvens…

E foi também com o “barulho das nuvens” que jogamos o Loto do “Mundo dos Sons”… Os feijões que o Miguel trouxe já há dois anos, num saquinho de pano, serviram para marcar os sons que ouvimos. Não sei se os feijões conheciam o Miguel, mas foram os seus 9 feijões que mais depressa encontraram uma casinha no cartão…e por duas vezes ele foi o primeiro a gritar “Ganhei”. Neste jogo ouvimos vários sons, mas também distribuímos cartões, feijões e fizemos contas aos sons e aos feijões que nos faltavam para chegar ao fim.

O Miguel esteve ao serviço da fotografia e não lhe faltaram modelos para fotografar… E claro, também não faltaram poses “radicais”…

Aqui ficam alguns "sopros do coração" desta semana:
*****Boa semana Amigos*****

Sem comentários:

Enviar um comentário