"Em toda a infância houve um jardim. Isto é coisa de poetas."

Augustina Bessa-Luís

domingo, 10 de janeiro de 2010

"Diário de Bordo": Semana 17

"Não há luar como o de Janeiro, nem amor como o primeiro." Provérbio português


Depois de alguns dias de festa em família, juntamente com a vontade de ficar mais um pouco no quentinho dos cobertores, voltamos para mais um período que se espera ser de grande animação e partilha de saberes.
Tantas novidades para contar dos dias em que o Pai Natal distribui presentes e que as festas foram quase uma constante. Afinal esta semana ainda havia uma festa especial que não devíamos esquecer...o "Dia de Reis". E para o comemorar construímos as coroas e vimos uma história projectada através do projector multimédia na tela. Os "baixinhos" não resistiram a utilizarem o projector para pesquisarem no YouTube os seus filmes de animação favoritos e alguns clips de música... com a qual improvisaram um baile de Reis e Rainhas...


A Ana Miguel encontrou uma castanha em sua casa e trouxe-a para a semearmos no Dia de Reis...Há alguns anos a Renata (uma amiga que já trabalhou connosco e que agora trabalha noutra escola) semeou, com os meninos do ATL, algumas castanhas no logradouro da escola e uma delas transformou-se no pequeno castanheiro que agora está completamente sem folhas e que mora no nosso "Canteiro" das ervas aromáticas e medicinais.


Passadas as festas foi necessário guardar os enfeites da Árvore de Natal e do Presépio. Uma tarefa que nos obrigou a seleccionar objectos, pois percebemos que alguns deles já não deveriam ser encaixotados, porque o mau tempo que se fez sentir nestes dias os deixou em mau estado. 
Felizmente esta semana também nos trouxe a visão do Sol, que depois de muitos dias de chuva se torna especialmente agradável...O muito frio, esse resolve-se com um casaco quentinho, um gorro, um cachecol e umas luvas e as brincadeiras no exterior estão garantidas. Um dia havemos de brincar no exterior num dia de chuva...imagino como há-de ser divertido :o)


Um dia divertido foi também o dia do casamento da Vera, há alguns meses atrás, e que esta semana trouxe o seu álbum de fotografias. Aproveitando tão magníficas ilustrações, decidimos inventar uma história de um príncipe e de uma princesa que casaram ... e foram felizes para sempre...


Enquanto cantávamos os "Parabéns" à Luciana, o Lícinio, irmão do Gonçalo, chegou com um fardo de palha, para uma amiguinha muito especial, que vai voltar para a nossa companhia...


O avô Jorge, avô da Ana Miguel, descobriu uma notícia no JN, que falava sobre o nosso JI e mais especificamente da generosidade do Ricardo. A avó Lúcia trouxe o jornal e nós lemos a notícia, que depois foi fotocopiada e colada no "Caderno dos Recados"... para mais tarde recordar e nunca esquecer que a generosidade ajuda a crescer... o nosso grupo de amigos.




Aproveitando o sol da tarde no Parque Infantil o Filipe descobriu uma coração no céu...

Prestando mais atenção aquela nuvem, empurrada pelo vento, no olhar do André ela depressa se transformou num dragão...
Depois o olhar de cada criança fez desenhos de nuvens no céu azul... "Nuvens de neve", segundo a sabedoria de um dos nossos queridos avós.


E no dia em que o Filipe descobriu uma nuvem em forma de coração... caiu-lhe o seu primeiro dente de leite... 






*****Boa semana Amigos*****

Sem comentários:

Enviar um comentário