"Em toda a infância houve um jardim. Isto é coisa de poetas."

Augustina Bessa-Luís

domingo, 24 de janeiro de 2010

"Diário de Bordo": Semana 19

"Dia de luz
Festa de sol
E um barquinho a deslizar
No macio azul do mar ..." 
("O barquinho vai, a tardinha cai")


Mais uma semana de chuva que nos permitiu sair da sala apenas para ir almoçar… Por isso esta semana tudo aconteceu entre "quatro paredes"… Sentimos falta do Sol, mas ele parece que hibernou como os ursos, que só acordam na Primavera…
A chuva também inspira as nossas brincadeiras e entre canções, histórias e poesias nós lá fomos espalhando alguns “chuviscos” de ideias e brincadeiras…
A Jéssica fez anos e nesse dia a professora Manuela voltou para “ginasticar” com a pequenada…
Os bonecos-de-neve foram embora num dia de vento e houve muitos flocos (esferovite) no ar… O Vitor levou o seu planeta dentro de dois gorros, que já alguns dias tinham ficado esquecidos na sala, para que não apanhasse frio.
Mas foi o livro “Não abanem o barco”, que nos fez navegar pelas ondas de alguns dos dias desta semana.
Dobramos folhas rectangulares, que transformamos em rectângulos mais pequenos e em triângulos que se transformaram em chapéus… Chapéus que se transformaram em quadrados, que se dobraram em triângulos e que depois de abertos se transformaram em…barcos. Barcos que colorimos com desenhos e quadradinhos de papel autocolante e que depois navegaram pela canção do Barquinho. O mar se agitou, mas o barquinho não virou…Ou melhor, houve um que não aguentou tanta agitação e acabou por bater com os seus vértices nas rochas do mar agitado. E sabem o que sobrou?...Não foram os tesouros nem o apito do capitão…mas sim a sua camisola…

Pintamos um mar onde na próxima semana faremos o barquinho navegar…com nuvens a passar e o vento a soprar… E de preferência com o Sol a brilhar...


E para banda sonora do filme da semana escolhi a música preferida da Ana  Miguel, "Rosa" do Rodrigo Leão, porque "Hoje o céu (já) está mais azul" :o)

Sem comentários:

Enviar um comentário