"Em toda a infância houve um jardim. Isto é coisa de poetas."

Augustina Bessa-Luís

sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

"Diário de Bordo": Semana 16



Maravilhosos AVÓS

"Os avós salpicam uma espécie de pó de estrelas, sobre a vida dos seus netos."
Alex Haley



Numa semana em que terminou um ano e começou o que se lhe segue, e em que os registos de uma semana de interrupção lectiva não são suficientes para preencher um “Diário de Bordo”, decidi fazer uma homenagem a umas pessoas muito especiais … os AVÓS.
 Esta ideia nasceu já há algumas semanas numa tarde em que, na hora de voltar para casa, estávamos a brincar no Parque. Quando o portão se abriu, às 15:30, entraram os Avós para  buscar os seus “rebentinhos”.
Das dezoito crianças, apenas seis frequentam o Prolongamento de Horário diariamente. As restantes doze, no final do dia de aulas vão, na sua maioria, para casa…dos Avós.
E muitas vezes as que têm de permanecer mais algum tempo na escola têm a sorte de ter a avó ou avô para as ajudar a carregar os seus “tesouros” no final do dia… Sim, porque os Avós são óptimos compinchas para, à tarde, partilhar o “carregamento” de todo o material que, de manhã, os Pais não conseguiram evitar que as crianças trouxessem … e mais aquele que as obrigam a trazer, como por exemplo o casaco.
No seguimento da ideia desta homenagem, as crianças fotografaram o avô ou a avó e foram fotografados com eles. O Gonçalo A., que costuma ir embora com a mãe (por vezes até para casa da avó), não resistiu a convidar a avó a ir buscá-lo à escola um dia…porque lhe queria tirar uma fotografia.
 E há Avós para todos os gostos…biológicos e “adoptivos”. No grupo dos primeiros temos as três avós Rosa, a avó Alice, o avô António, o avô Benjamim, a avó Emília, a avó Deolinda, a avó Lúcia, o avô Sá, o avô Tino e a avó Lina. No grupo dos “adoptados” (sim porque também se podem adoptar avós…) temos a “avó” Fátima, que agora vem buscar a Joaninha, mas que durante muitos anos veio buscar as suas netas, Beatriz (6º ano) e Filipa (1º ano) e a “Tia” São…que todos os dias espera o Leandro que regressa a casa de carrinha. Quem também espera pelo neto, é a avó Rosa, a quem o Gonçalo F., quando sai da carrinha, todos os dias pergunta se ela tem “comida do lume” para o seu lanche da tarde. E a avó, que carinhosamente lhe guarda uma massinha, arroz, ou batatas assadas do almoço, dá-lhe um abraço de “abrir o apetite”…
Os Avós são uma fonte inesgotável de afecto, enriquecidos com o sabor da experiência…
...E sem dúvida, estes avós são uma forma feliz de esperar pelos Pais, depois de um dia de brincadeiras no Jardim de Infância.


*****Boa semana Amigos*****

Sem comentários:

Enviar um comentário