"Em toda a infância houve um jardim. Isto é coisa de poetas."

Augustina Bessa-Luís

segunda-feira, 4 de maio de 2015

Suuuuuurpreeeeeeeeesaaaaaa!!! Chegou a Aida...

E enquanto pesquisávamos o jornal, chegou a mãe da Margarida, com uma surpresa de braço dado... A Aida voltou para nos visitar. E não veio de mãos a abanar. Trouxe alguma da sua tecnologia assistiva, também designada tecnologia de apoio, e um lanche para todos.

Nada como uma bela surpresa para armar a "doce confusão". E como fomos surpreendidos, decidimos criar uma corrente de surpresas e surpreender os amigos da Sala Amarela.

Depois de um telefonema, toca a montar o "estaminé" e vamos lá "trazer" os nossos amigos da Enxara do Bispo para a nossa sala. A ligação via Skype não colaborou connosco como gostaríamos, talvez por causa dos fortes ventos que se faziam sentir lá fora, mas nós resistimos para além das baterias do computador e da máquina fotográfica (as surpresas têm destas coisas) e "segurámos" os nossos amigos no telemóvel.
A Aida divertiu-se imenso e nós também. A Aida mostrou-nos como se usavam a máquina de escrever Braille e o identificador de cores e de luz...e deixou-nos experimentar esses aparelhos. Escrevemos e identificamos cores das roupas, dos objetos e da nossa pele...e também da pele dos nosso bonecos. 





Os amigos na tela não conseguiram tocar, mas a Aida conversou com eles sobre o que era ser cega e como estes aparelhos a ajudavam. Até lhes disse, que como vê com os dedos ela não tem apenas dois olhos...tem dez. Os nossos amigos da Sala Amarela também estiveram a tentar ver com os seus dedos...e despentearam-se todos :-)



Via telemóvel combinamos que a Aida vai voltar e que vai escrever os nossos nomes e os dos nossos amigos em Braille. Depois vamos usar os CTT para fazer chegar aos nossos amigos os seus nomes em "piquinhos" (e que eles já nos fizeram chegar via e-mail). 

Mas a Aida, que tinha feito anos ontem, foi surpreendida com uma canção de Parabéns cantada em dueto entre as crianças do lado de cá e as crianças do lado de lá. Mas amigos, as tecnologias ainda não permitem o paladar, por isso os bolos que a Aida nos trouxe, feitos por ela, ficaram todos do lado de cá :-)



Agora vejam aqui como nos viram do outro lado... 
Blogue da Sala Amarela.

Sem comentários:

Enviar um comentário