"Em toda a infância houve um jardim. Isto é coisa de poetas."

Augustina Bessa-Luís

sexta-feira, 8 de maio de 2015

"Calçar os pés das cadeiras" e a importância de sermos uma equipa

Para experimentarmos um momento de "ausência de visão" fizemos o jogo de calçar cadeiras. Neste jogo pudemos sentir o que sente a Aida. Da próxima vez vamos fazer o jogo com ela, por isso já andamos a treinar.

Depois de termos feito o jogo individualmente, desta vez formamos equipas: Rapazes versus Raparigas.
As raparigas ganharam 8-3 e festejaram à brava. 

Aproveitamos esta oportunidade para conversar sobre como nos devemos comportar em equipa e como aceitar a derrota e festejar a vitória.

Jogar em equipa, significa darmos o melhor de nós em prol de todos aqueles que jogam "do nosso lado". O resultado da equipa é um somatório da prestação de cada um. Por isso, se falharmos, vamos apoiar os nossos colegas para conseguirem um melhor resultado para a equipa.
Mesmo que por princípio não se jogue para perder, se  perdemos felicitamos os ganhadores e apoiamos a nossa equipa. Lidar com a derrota e conseguirmos aprender com o que fizemos mal para de uma próxima vez fazermos melhor, é algo que se aprende desde pequeno e ajuda a criança a construir a sua tolerância à frustração.

Quem ganha tem toda a legitimidade para festejar...mas sem humilhar o seu adversário.

E como somos todos amigos acabamos todos a festejar :-)


E depois da euforia da vitória relaxamos ao som de uma musiquinha bem calma, na posição em que nos sentimos mais confortáveis...



Sem comentários:

Enviar um comentário