"Em toda a infância houve um jardim. Isto é coisa de poetas."

Augustina Bessa-Luís

quinta-feira, 14 de maio de 2015

Riscar em círculos

Frequentemente os Pais caem na tentação de antecipar aprendizagens quando o assunto são "letras manuscritas", porque pensam que se o Jardim-de-Infância não as ensina há que ensiná-las em casa. 
Errado queridos Pais, pois muitas vezes as crianças criam "vícios de escrita", que no 1º Ciclo só "complica" a vida aos vossos filhos.
Não digo que se a criança sente curiosidade pelo processo de escrita não possamos responder à sua curiosidade, pois não há melhor grafismo do que o seu próprio nome. Mas se o fizermos, pensemos como podemos ajudar a criança a trabalhar os movimentos que lhe facilitarão esta aprendizagem, de preferência no tempo e no sítio certos.

Como exemplo temos a letra "a" e a letra "o" em que, se o círculo não for desenhado no sentido certo, pode obrigar a criança andar "às voltas".

E como percebi que em algumas casas já se anda à volta das letras, hoje riscamos círculos com giz colorido e lápis de cera e de pau pretos.
Naturalmente a criança desenha o círculo da esquerda para a direita. Exatamente o sentido contrário aquele em que o "a" e o "o" pedem para ser desenhados. (E o "e" também).
Hoje estivemos a riscar círculos para dentro (da direita para a esquerda) ao som da música...Roda o braço e balança o rabiosque :-)

Em casa podem ajudar os vossos filhos com este movimento do braço. As crianças gostam de ajudar na limpeza do pó, da louça, ou dos vidros. Adoram lavar pratos, coçar a barriga ou baloiçar os braços ao som da música... Ao sair do banho, o espelho embaciado pode ser uma excelente tela para um desenho cheio de "bolinhas". E depois ao jantar, a colher também pode ajudar a arrefecer a sopa...
Se forem à praia aproveitam o imenso areal e façam muitas "rodinhas" que se podem transformar em perfeitas obras de arte. Mas nunca se esqueçam do movimento... "de fora para dentro".



Sem comentários:

Enviar um comentário