"Em toda a infância houve um jardim. Isto é coisa de poetas."

Augustina Bessa-Luís

sexta-feira, 3 de maio de 2013

Uma semana de trabalho com... 3 dias...

O feriado mundial e a tradição de Barcelos deixou-nos apenas 3 dias para brincarmos no JI. Mas não foram 3 dias quaisquer. Foram 3 dias, cheios de ação, conhecimento e diversão...
 
Comecemos então pela 2ª feira.
 
Visita ao quartel dos Bombeiros Voluntários de Barcelos e uma voltinha no Carrossel.
 
A mãe Eva e o pai Jorge (que é condutor de autocarros) convidaram-nos a ir até Barcelos e ao Quartel dos Bombeiros.
Com os amigos do 1º Ciclo divertimo-nos à brava e aprendemos imenso sobre a história destes heróis...
O bombeiro Carlos Ferraz guiou-nos pelo quartel e pela história dos bombeiros de Barcelos. E depois juntaram-se a nós, mais alguns dos seus amigos e foi fantástico podermos experimentar como funcionam as mangueiras que combatem os incêndios e dar uma voltinha no carro dos bombeiros, com direito a sirene e tudo.
Para nós foi um momento divertido, porque sabíamos que não era mesmo a sério, mas ficamos a perceber que numa verdadeira emergência, não há tempo para brincadeiras...
 

 
 
E com a Festa das Cruzes ali tão perto  (podem ler a lenda aqui), a Associação de Pais levou-nos a dar uma voltinha no Carrossel.
Faltou-nos visitar a Igreja do Bom Jesus da Cruz, com os seus tapetes de flores, mas precisávamos de um tempo que já não tínhamos.
 
 
Na 3ª feira, foi dia de ultimar os nossos presentes para a mãe...
Depois de, durante a manhã, termos lido os textos que escrevemos e ter dado os últimos retoques nos sacos das prendas, à tarde, enquanto alguns dos nossos amigos se deixaram embalar no Ninho dos Sonhos, que agora construímos na sala do Prolongamento de Horário, demos um saltinho ao quintal da dona Fátima, que fica mesmo ao lado da escola, e fomos apanhar heras para as nossas coroas.
Bom, a Cristina apanhou heras. Porque nós apanhamos flores e pinhas e fartámo-nos de correr entre os pampilhos e rebolar na erva seca e já cortada.
 

 
No regresso à escola, ainda fomos visitar o riacho que passa perto e a Beatriz e a Margarida juntaram, às flores e às pinhas, uma casca de caracol e um ouriço de castanhas.
 
Depois de um dia de descanso, chegou a 5ª feira e o nosso regresso à escola. Algumas mães aproveitaram um dia útil entre dois feriados e tiraram um dia de férias. Umas com mais tempo, outras com menos, quase todas nos visitaram, ou no início da manhã, ou no fim da tarde. E houve até quem também trouxesse mais heras e desse uma ajudinha na finalização do seu presente :-)
 
Já que o momento é para as mães, agradeço também à minha que, carinhosamente, juntou todos este paus de poda de Kiwi para que os pudéssemos usar. Paus que já enriqueceram tantos dos momentos por nós vividos e partilhados.
 
Para a mãe, uma coroa intemporal, para ser enfeitada todos os dias do ano.
 
 


 
A Margarida, até fez umas letras com o formato dos paus de Kiwi :-)
 
Um excelente dia para todas as mães.
(Um desejo para todos os dias do ano)

 
Mas o dia ainda não tinha terminado. Depois de almoço, os amigos do 1º, 2º e 3º anos juntaram-se a nós e fomos visitar a nossa amiga Tita Pumba. A Tita Pumba, com cerca de 5 anos, já morou 2 anos na nossa escola, mas já há algum tempo que mora em casa do Gonçalo Arantes. E nós nunca nos esquecemos de a ir visitar.
Ela e a filha, tiveram filhinhos e por isso uma visita vinha mesmo a calhar.
Pela estrada do monte, o cão Tobias fez-nos companhia e quando chegamos a casa do Gonçalo, outros animais esperavam por nós. Os coelhos, é claro, as galinhas, os patos e as pombas e as rãs do Licínio (o irmão do Gonçalo). O nosso agradecimento à mãe Teresa e a irmã Sara, que sempre nos recebem de uma forma tão simpática.
Foi muito bom brincar com a Tita Pumba e com os seus filhotes.
 


 
Esta semana foi uma verdadeira festa...e vai terminar com outras grandes festas.
 
Boa Festa das Cruzes... E boa festa para as Mães...

Sem comentários:

Enviar um comentário