"Em toda a infância houve um jardim. Isto é coisa de poetas."

Augustina Bessa-Luís

sexta-feira, 17 de maio de 2013

Das pintarolas às escovas dos dentes.

O Xavier trouxe Pintarolas para partilhar com os amigos.
Brincamos à "matemática doce" e, como sempre, lembramos de algo que nunca devemos esquecer... Antes de deitar, os dentes escovar.
 
Mas desta vez, como tínhamos várias pastas dentífricas que nos ofereceram, decidimos trazer as escovas lá de casa e escovar os dentes no JI. Como a nossa casa-de-banho tem apenas um lavatório, usamos uma das casas-de-banho dos amigos do 1º Ciclo, com dois lavatórios. E depois de almoço fomos escovar os dentes, numa grande animação.
 
Vimos vídeos como os dentes escovar. Aprendemos a canção "Lavar os dentes". E aprendemos muitas outras coisas sobre os nossos dentes com a história do livro "A rua das cáries", de Anna Russelmann e sobre a manutenção da escova dos dentes. Quando os pelinhos da nossa escova deixarem de estar espetados como os do ouriço-cacheiro, significa que está na hora de trocarmos a escova velha por uma nova.



 
E para partilhar com os Pais esta experiência, levamos um registo para casa com a nossa opinião sobre este importante momento do dia...ou da noite.
 


Gosto de escovar os dentes porque…

“…a minha mãe também lava os dela, como o pai e como a Francisca.”
(Paulo, 4 anos)

“…sinto a boca fresquinha. Mas às vezes esqueço-me de lavar os dentes…Mas agora não me vou esquecer mais.” (Margarida, 6 anos)

“… são muito importantes. É importante lavar os dentes, para poder ir para a cama com os dentes lavadinhos.” (Rita, 5 anos)

“… gosto de lavar os dentes sozinha…e a minha boca fica linda e feliz.”
(M. Beatriz, 3 anos)

“… eu gosto e fico com a minha boca aberta e os meus dentes ficam quentes e gordos….E esfrego a minha língua.”(Xavier, 3 anos)

“… uso a pasta do Faísca e a minha boca fica limpinha, porque também lavo a língua e os dentes…E o meu sorriso fica sorridente.” (André, 3 anos)

“…escovar os dentinhos é bom e os dentes ficam brilhantes e a boca a cheirar bem.
Às vezes esqueço-me de ir lavar os dentes e o pai lembra-me, porque ele acha que lavar os dentes é importante.” (Lara, 5 anos)

“… é muito bonito e os meus dentes ficam a sorrir… E o lambão e o Glutão saem da boca e vão pelo cano abaixo.” (Pedro, 4 anos)

“… ficam a cheirar bem e branquinhos. Assim eles ficam fortes. Eu como chocolate que o meu pai me deu, mas à noite lavo os dentes.” (Nicole, 3 anos)

“… a boca fica lavadinha e os dentes também ficam lavadinhos.” (Diogo, 3 anos)

“… a minha mãe deixa e os meus dentes ficam lavadinhos.” (Marco, 3 anos)
 
Canção
Um copo com água, uma escova e pasta.
P’ra lavar os dentes é o que me basta.
Esfrego, esfrego, esfrego, muito esfregadinho.
Com dentes lavados, que rico cheirinho.
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário