"Em toda a infância houve um jardim. Isto é coisa de poetas."

Augustina Bessa-Luís

sábado, 2 de outubro de 2010

Quando as novas tecnologias vêm de casa...

...dentro da mochila que se traz para o Jardim de Infância.

Nos dias de hoje as crianças manuseiam com destreza aparelhos que, há anos atrás, pareciam ser apenas ficção. Não há tantos anos assim, quantos Educadores de Infância consideravam estar "muito à frente" quando conseguiam ter na sua sala um leitor de cassetes de audio, uma televisão e um leitor de cassetes de vídeo? Mais tarde, um computador na sala era uma verdadeira conquista e o fascínio dos mais pequenos. 
Leitor de cassetes quer de áudio, quer de vídeo (ainda temos um na sala), disquetes são objectos "obsoletos". O computador já não é o "deslumbre", mas o aparelho que lhes permite usar os CDs ROM e consultar a Internet...um vocábulo que uma criança de três anos já domina. "Vamos procurar na Internet" é uma frase que frequentemente já ouço na sala quando surgem dúvidas. YouTube e Messenger são espaços que muitas das crianças conhecem... porque no primeiro podem encontrar os seus vídeos e músicas favoritas e no segundo, em casa, com os pais, falam com familiares que estão distantes. 

O programa Novas Oportunidades foi um dos caminhos para a obtenção de computadores portáteis e isso reflectiu-se no número de famílias que neste momento têm acesso à Internet. Numa perspectiva ecológica, este ano lectivo alguns dos Encarregados de Educação já abdicaram do envio de recados em suporte de papel, optando pelo envio via e-mail.

E claro, nestas coisas das novas tecnologias, o telemóvel é Rei... Frequentemente este "aparelhinho" se transforma em brinquedo, quando o do pai ou a da mãe se avariam ou eles preferem comprar um mais "moderno".

Há dias a Ana Miguel trouxe um leitor de DVD portátil, não se esquecendo do respectivo carregador. Quando eu tinha a sua idade, um "carregador" era "a pessoa que carrega"... Nos dias de hoje é "aquilo que carrega". 
No dia seguinte, a Francisca trouxe uma Consola que, tal com a Ana, montou sozinha e explicou aos amigos como utilizá-la...

Se não queremos ficar para trás temos que as acompanhar... as crianças e as Novas Tecnologias.   





1 comentário:

  1. Olá Cristina,
    É isso mesmo, tens toda a razão, todos os dias somos confrontadas com situações deste tipo.
    Mais um desafio para superar, já tantos nos são pedidos...


    Bjs, Juca

    ResponderEliminar