"Em toda a infância houve um jardim. Isto é coisa de poetas."

Augustina Bessa-Luís

domingo, 17 de outubro de 2010

Comer Sopa... e conhecer os sabores que nos ajudam a crescer saudáveis...




No âmbito do projecto “Escola Promotora de Saúde”, promovemos durante esta semana o incentivo ao consumo de legumes, leguminosas e fruta.




Na sexta-feira, com o Dia Mundial da Alimentação à porta, convidámos os nossos amigos do 1º e 2º Anos a juntarem-se a nós para fazer uma sopa de legumes. Juntámos todos os legumes que tínhamos trazido de casa às abóboras da nossa horta, e convidámos o senhor Zé, pai do André que é cozinheiro, a vir fazer uma sopa mágica…com varinha e tudo.
A sopa “pela sua riqueza nutricional e pelo seu baixo valor calórico, deveria ser obrigatória nas refeições de todos os que querem ser saudáveis”. (Paula Veloso)
Ficamos a conhecer diferentes legumes e leguminosas (que nascem dentro da vagem) e demos uma ajudinha a “desfolhar” espinafres e a descascar cebolas e batatas. Até encontramos uma lagartinha que preferiu abandonar a festa da sopa e voltar para a horta…
Tantos legumes obrigaram o pai do André a ir a casa buscar uma panela maior e um fogão só para fazer a sopa…E enquanto esperava que os legumes cozessem, o nosso cozinheiro assistiu a um jogo de futebol, oferecido pelos amigos do 1º Ciclo.
Depois de cozidos os legumes (e que cheirinho bom que saía daquela panela), o mágico da sopa usou a varinha mágica para ralar os legumes. Todos devíamos comer a sopa sem ralar, pois mastigar os alimentos também é importante, mas nem todos estão acostumados a comer sopa sem ralar em casa. Triturar os alimentos com os dentes além de fortalecer os músculos da face, ajuda no processo da digestão.
A sopa ficou pronta e juntámo-nos à volta das mesas do refeitório para a saborearmos…Hummm…Estava tão boa a sopa do cozinheiro Zé…
A professora Marisa também veio provar a nossa sopa e trouxe-nos duas revistas para todos, oferecidas pelo programa “Passe” – “Gosto muito de…sopas e saladas coloridas!” e “Gosto muito de…fruta!”.
Como a nossa subdirectora conhece as pessoas do Gasc, pedimos para levar para esta instituição, que ajuda pessoas que necessitam, os muitos legumes que ainda sobraram…Assim mais pessoas vão poder comer uma sopa quentinha e reconfortante…


Mas o dia estava recheado de sabores saudáveis e à tarde os nossos amigos do 2º, 3º e 4º Anos fizeram uma Salada de Fruta deliciosa… Comemos tudo, “tudinho” …
Durante a semana preparámo-nos para este dia e na hora de ajudar a fazer a sopa estávamos com um visual de "tirar o chapéu"…de cozinheiro…
A Beatriz trouxe uvas americanas da casa do avô e a Leonor castanhas da casa da avó que partilhámos entre os amigos…E também foi com os amigos que fomos “almoçar fora”. O André assumiu o seu papel de cozinheiro profissional e a Jéssica convidou-nos para ir comer a um restaurante com música…por isso teve de trazer a mesa e as cadeiras da “Casinha-das-Bonecas” para o tapete, onde habitualmente nos reunimos de manhã, para podermos ouvir a música do leitor de CDs… O Pedro serviu à mesa, a Jéssica desempenhou o seu papel de relações públicas e, depois de servir fruta à sobremesa, ofereceu presentes aos clientes. No final, o André lembrou que era preciso pagar a conta…porque “Amigos, amigos, negócios à parte” :o)

Comer de uma forma saudável pode ser muito divertido… Tão divertido, que esta semana chegou à nossa sala mais uma amiga... Bem-vinda Francisca Dias, gostamos muito de te ter connosco.


*****Boa semana Amigos*****
     

Sem comentários:

Enviar um comentário