"Em toda a infância houve um jardim. Isto é coisa de poetas."

Augustina Bessa-Luís

domingo, 30 de maio de 2010

"Diário de Bordo": Semana 37

"Era uma vez um moinho
Que girava, que girava sem parar
Vivia lá no alto da colina
Mais o moleiro que lá estava para o guardar." 
Devido à “malandreca” varicela, esta foi mais uma semana marcada pela ”redução” do grupo, que mesmo mais pequenino continua a fazer “grandes” coisas… E por isso esta semana foi repleta de acontecimentos que merecem ser registados.



Com o aniversário do Leandro, completámos o “Quadro de Aniversários” do mês de Maio.



A mãe e o irmão do Gonçalo A. deram-nos “quatro mãozinhas” na nossa horta, que recebeu as abóboras, as courgettes, as couves-flôr, os bróculos e as beringelas. Eles sabem muito bem como fazer todas estas coisas de lavrar e cultivar a terra e por isso foram uma ajuda preciosa. 
Também tínhamos um alfobre de girassóis que necessitava ser mondado, pois as plantas estavam muito próximas umas das outras impedindo-as que todas crescessem da mesma forma. Para dar mais espaço a alguns para crescerem fortes, arrancamos os outros e cada criança levou duas plantinhas para transplantar em casa.

E por vezes, a zona das nossas “plantações” parece o “Fungagá da Bicharada”: depois de encontrarmos um insecto na terra da nossa Horta, a mãe do Gonçalo descobriu três lagartas que estavam a estragar a nossa Arruda do “Canteiro” das plantas aromáticas. 




São umas lagartas bem bonitas e também muito comilonas, o que nos fez lembrar a história da “Lagartinha Comilona” e que gostámos tanto de ouvir em inglês, pois aprendemos formas diferentes de dizer palavras que já conhecemos…e as que mais gostamos é “cocoon” (casulo) e “butterfly” (borboleta)…por isso voltamos a revê-la num vídeo do Youtube. Mas as nossas lagartinhas, que decidimos alimentar dentro de um frasco, para ver se conseguimos salvar a Arruda, também nos serviram de inspiração para um registo em dois momentos, numa folha A4…


E já que falámos em animais, resolvemos ir a casa do Gonçalo A. visitar o nosso animal de estimação que está lá de férias durante alguns dias. A Tita Pumba foi de férias e parece estar a gostar, pois além de estar próxima da sua filha “Titinha”, que mora na casa do Gonçalo, tem também outros amigos e muito espaço para correr. Reencontrou o seu amigo Tobias e outros coelhos e coelhinhos amigos. Mora com os “Porquinhos-da-Índia” (“Chinos”), pertinho do pombal do Licínio. Também tem uma galinha amiga que é mãe de uma ninhada de pintainhos que andavam a brincar no campo, bem pertinho da “casa” dos patos. A mãe do Gonçalo, a Teresa, mostrou-nos um periquito bebé, que estava dentro do ninho com os seus pais…um casal de periquitos azuis muito bonitos.
No caminho de ida para casa do Gonçalo, inesperadamente, apanhámos boleia do autocarro que ia a passar, porque o motorista conhecia a dona Alice… Assim, poupámos algumas energias para nos divertirmos no quintal e no jardim do Gonçalo. No regresso à escola, pusemos em prática, mais uma vez, o que já sabemos acerca de andar a pé em segurança numa estrada (especialmente sem passeios, como aquela que utilizamos).



Mas foi no jardim do Gonçalo que descobrimos duas mós que nos fizeram lembrar mais um momento alto da semana: a recepção de uma encomenda, enviada pelos nossos amigos da Enxara do Bispo e pelo nosso amigo Henrique. Na quarta-feita o avô Benjamim, trouxe-nos dos Correios uma encomenda, dirigida à nossa sala. Aquela caixa vinha repleta de surpresas agradáveis, mas a que causou maior furor foi um magnífico moinho de barro, modelado pelos nossos amigos, com a ajudinha de umas amigas especiais. 

No dia seguinte escrevemos-lhes um e-mail, porque anteriormente não tivemos oportunidade de lhes “telefonar pelo computador” como desejava o André.

«Olá amigos da Enxara do Bispo, da sala Amarela.
Gostamos muito de receber as coisas que nos mandaram. Quando o senhor Benjamim, avô do Filipe, trouxe a caixa cheirou-nos a encomenda e a Correios. Quando abrimos a caixa, gostamos muito de ver o Moinho e o André até já pensa em moer farinha para fazer broa de milho.
A cenoura que enviaram para a Tita Pumba, ficou podre porque ficou muito tempo no correio e cheirava um bocadinho mal. Como não estava boa para a Tita, pusemos a cenoura no Compostor, para depois fazermos estrume para pôr na nossa Horta e as nossas plantas crescerem mais fortes. Na nossa Horta temos tomates, cenouras, couve-flor, bróculos, abóboras, courgettes e beringelas. Também temos um canteiro de Plantas Aromáticas que cheiram bem e servem para fazer chá e temperar a comida.
Também temos couves e “língua-ovelha” para alimentar a Tita, que agora foi passar férias para casa do Gonçalo Arantes. Se amanhã estiver Sol vamos visitá-la.
Nós também vamos enviar-vos uma encomenda, mas precisamos de mais alguns dias para a preparar. Estamos a pensar ir a Barcelos para comprar um Galo que em Barcelos são muito bonitos. O Ricardo também gostava de vos enviar uma lagarta das que ontem encontramos no Canteiro, mas se calhar vai ser um bocadinho difícil J
Um dia destes vamos encontrar-nos no computador…
Se quiserem podem ver as coisas que andamos a fazer no blog da nossa sala “O Jardim da Nossa Infância” http://ojardimdanossainfancia.blogspot.com/ e nas fotografias que enviamos em anexo
Beijinhos e abraços de nós para vocês…»




Mas a semana teve outros acontecimentos dignos de registo: a Catarina ("grande") trouxe a filha Beatriz e foi muito divertido termos um bebé de verdade na sala. O Miguel, talvez inspirado pela Beatriz e pela sua prima bebé, que foi visitar à Suíça, decidiu aventurar-se a vestir o boneco Francisco e, apesar da dificuldade inicial entre o “direito e o avesso” e algumas dúvidas se lhe enfiava o fato pela cabeça ou pelos pés, terminou a tarefa com êxito. Ao aniversário do Leandro, juntou-se a comemoração do aniversário do irmão da Joana…o Filipe.
O Filipe e o Gonçalo F. adoeceram durante o tempo que estiveram no JI e por isso tiveram de ir embora mais cedo. Enquanto o Gonçalo esperava pela mãe, deitado na cama da “Casinha-das-Bonecas”, a Catarina decidiu fazer-lhe uma tenda para o “abrigar”.
A dona Alice leu-nos uma história, brincamos com a matemática, começamos a preparar o nosso saco que no “Dia Mundial da Criança” vai receber algumas surpresas e os polydrons transformaram-se em foguetões…
Agora tenho de terminar este Diário de Bordo, pois o Miguel emprestou-me o filme “Cars” para que eu o visse com atenção … pois já avisou que na segunda-feira me vai “fazer perguntas” :o)


*****Boa semana Amigos*****

Sem comentários:

Enviar um comentário