"Em toda a infância houve um jardim. Isto é coisa de poetas."

Augustina Bessa-Luís

sábado, 1 de maio de 2010

"Diário de Bordo": Semana 33


"Janeiro geoso, Fevereiro nevoso, Março mulinhoso, Abril chuvoso e Maio ventoso, fazem o ano formoso."

Provérbio português

E com os dedos a contar-nos as histórias da semana, há segredos que não podemos desvendar, mas há momentos que podemos partilhar.

Para além de estarmos a preparar o Dia da Mãe, que no JI só vamos comemorar no próximo dia 12, fizemos muitas outras coisas que ficarão registadas neste diário:
O André voltou a trazer a sua concertina e quando quis tocar para os amigos disse:
-Silêncio que se vai cantar o fado.

O Gonçalo também tocou concertina para a Tita Pumba e ela prestou-lhe muita atenção.

Depois de lavadinhas e secas as nossas bruxinhas estavam prontas para ser pintadas e dar cor ao nosso Canteiro das ervas aromáticas e medicinais, que com a ajuda do Licínio ficou mais bonito. 

As identificações que fizemos para as várias plantas que já temos, ajudam a satisfazer a curiosidade dos nossos amigos do 1º Ciclo e, em especial, das avós que no final do período da tarde também passam por lá para sentir os aromas.

Para ajudar a embelezar o nosso Canteiro e também para o proteger das ervas daninhas o Gonçalo A. trouxe casca de pinheiro. Como os pedaços eram muito grandes tivemos de utilizar o martelo para partir os pedaços mais duros e algumas crianças encontraram outras técnicas para partir os mais finos. Mas como um saco não era suficiente para cobrir todo o canteiro, trouxemos do horto do senhor António mais uns sacos.

Mas o Licínio não nos ajudou apenas no Canteiro, recordou-nos também outros tempos de quando ele também já esteve neste JI e no 1º Ciclo e era perito em apanhar grilos…E em pouco tempo apanhou dois que fizeram a delícia do irmão e dos outros amigos que os acompanharam nesta aventura.

E uma aventura estão também a viver a Jéssica e o Miguel que, aproveitando este fim-de-semana prolongado, graças à Festa das Cruzes, foram viajar. A Jéssica foi acampar para a Serra da Freita e o Miguel foi visitar os tios à Suiça, o país onde nasceu a Catarina.
Durante a semana, a Jéssica trouxe um papel com umas palavras que ela copiou, por umas que o pai lhe escreveu…”para pesquisar na Internet”, disse-me ela.
Aldeia mágica” e “Barbie” eram as palavras “mágicas”. E assim ficamos a conhecer o lugar para onde ela vai acampar e durante vários dias ouvimos a música do vídeo “Barbie Castelo de Diamante” que ela descobriu no Youtube e que, juntamente com a Ana Miguel, já acompanham as “coreografias” das duas “princesas” do filme.

E para que estas palavras não se percam ela optou por colá-las no monitor do computador …

E em honra do André escolhi um fado da Cristina Branco para servir de banda sonora ao filme da semana.
*****Boa semana Amigos*****

Sem comentários:

Enviar um comentário