"Em toda a infância houve um jardim. Isto é coisa de poetas."

Augustina Bessa-Luís

domingo, 9 de maio de 2010

"Diário de Bordo": Semana 34

Zeca Afonso


Com o feriado do Dia das Cruzes e as provas de aferição do 4º Ano esta semana “sobraram-nos” dois dias e duas tardes.
Na terça-feira, primeiro dia do mês de Maio em que nos encontrámos, a viagem do Miguel à Suíça, o acampamento da Jéssica na Serra da Freita e a ida à Festa das Cruzes foram temas de conversa que ocuparam grande parte da manhã. Todas as crianças vinham cheias de novidades que quiseram partilhar… E para partilhar com os amigos a Joana trouxe pipocas da festa e o Miguel chocolates da Suíça, que comemos depois de almoço.

A professora Manuela veio fazer uma estafeta connosco e para terminar em beleza esta sessão de ginástica fez também uma sessão de meditação, com a música do CD que acompanha o livro “Meditação para crianças”. Ficamos todos muito concentrados na música e como o avô Benjamim, o pai Vitor e a mãe Teresa chegaram mais cedo, também se sentaram connosco… a meditar.

A partilha é algo que cultivamos diariamente e na partilha de momentos também se partilham afectos, ideias… e brinquedos. Esta semana os dois filmes do “Tom e Jerry” e as duas canas de pesca foram motivo de muitas partilhas, sorrisos e brincadeiras.

O Filipe trouxe vestido um equipamento do Benfica que suscitou simpatias em algumas crianças adeptas deste clube… Os adeptos do Porto (Ricardo e Vitor) e o do Sporting (Leandro) reagiram com desportivismo…
O equipamento do Benfica suscitou a vontade de fazerem um jogo de futebol, mas no início do jogo surgiu um problema: os seis candidatos a jogadores queriam ser todos do “Benfica” e assim ficariam sem “equipa adversária”. Jogarem todos para o mesmo lado também não era algo que lhe agradasse. Depois do Miguel e o Leandro se terem oferecido para as balizas, lá se seguiram a divisão dos defesas e dos atacantes. Decidiram que as equipas se chamariam “Benfica 1” e “Benfica 2”. O Leandro contestou mas a única opção que restava não lhe agradava… Jogar sozinho contra cinco não iria ser tão divertido.

Na sexta-feira chegou à nossa sala uma balança e uma caixa cheia de ursinhos que fez a delícia das crianças. O Ricardo ofereceu-se para montar a balança e quando terminou a tarefa, olhou para mim com aquele sorriso “rechonchudinho” e, orgulhosamente, disse:

Depois das contagens, da seriação, classificação e pesagens descobrimos um “plástico das bolinhas” dentro da caixa onde os jogos foram transportados…
Ui que delícia!!! Tantas formas diferentes de fazer estalinhos: com os dedos das mãos, com os pés, em pé, sentados ou deitados. De repente até parecia que estávamos a ouvir os foguetes da Festa das Cruzes.

E por falar em festa, na próxima quarta-feira vamos fazer uma festa para as Mães, porque todos os dias são dias da Mãe e todos os dias são bons para a homenagear.
Mães preparem-se porque os vossos filhos já têm planos para vocês e para as brincadeiras que vão partilhar convosco.

Vamos lá ver é se a “dona Varicela” não vai estragar a nossa festa… É que depois de na terça-feira o Leandro ter regressado ao JI já sem “pintinhas”, na sexta-feira o Miguel e a Catarina ficaram “pintadinhos”…
E o Leandro, que agora já é um “especialista” no assunto, disse à Catarina:
-Quando der comichão não coces com as unhas… Coça com a palma da mão.
As melhoras para o Miguel e para a Catarina... 


*****Boa semana Amigos*****

Sem comentários:

Enviar um comentário