"Em toda a infância houve um jardim. Isto é coisa de poetas."

Augustina Bessa-Luís

sábado, 10 de outubro de 2009

"Diário de Bordo": Semana 4

"A chuva molhava-me o rosto..." 
"Chuva", um fado cantado pela Mariza

Esta foi uma semana mais "pequenina". Na segunda-feira comemorou-se a Implantação da República e por isso houve mais um dia para brincar em casa com os Pais. Na terça-feira chegou toda gente com um bocadinho de preguiça… mas logo passou, pois havia muitas novidades para contar e muito trabalho para fazer. Todas as manhãs o nosso “dia de trabalho” começa com “A hora das novidades”. Este momento é preenchido com as “novidades de contar” e as “novidades de mostrar”. Quer umas, quer outras, são muito importantes e por isso partilhámo-las com os amigos no início do dia. Este momento é indispensável pois é aqui que iniciámos um dia em grupo. Além de partilharmos experiências e de conversarmos sobre elas, também são estas novidades que nos fazem “viajar” por outras “brincadeiras” que nos levam a descobrir novas aprendizagens, principalmente no domínio da Linguagem e abordagem à escrita e no domínio da Matemática, ou nas áreas da Formação Pessoal e do Conhecimento do Mundo. Com alguma frequência estas “novidades” são o nosso “ponto de partida” para o trabalho do dia…ou dos dias, conforme a forma como nos envolvemos numa ideia, muitas vezes simples, mas que depois de partilhada se pode tornar numa grande ideia…e que nos ajuda a construir um “projecto de trabalho”.

Esta semana foi muito movimentada dentro da sala, pois a chuva não nos deixou muito espaço para as brincadeiras no exterior.

O Ricardo trouxe um boneco que, segundo a publicidade, mudaria de cor, se colocado dentro de água. Demos início à experiência, mas alguns dias depois percebemos que algo não deve ter corrido bem, pois a cor do boneco não se alterou…Ou se calhar a publicidade “enganou-nos”…é que isso por vezes acontece…

O Miguel lançou a moda dos “chapéus à marinheiro” e parece que angariou muitos seguidores…

Esta semana “construímos” dois espaços na sala que vão acompanhar-nos ao longo do ano e que muito nos vão ensinar sobre a passagem do tempo: o “Quadro dos Aniversários” (quem faz anos hoje - presente, quem já fez- passado e quem ainda vai fazer-futuro) e o “Quadro das Presenças” (“Quem veio hoje à escola” e “Quem ficou hoje em casa” (somas e subtracções). A nossa escola está em obras e prometeram-nos que vão trocar os placares, por isso estes espaços são ainda, mais ou menos, improvisados ... e os mais crescidos já explicaram aos mais pequenos como funcionam.

No saco dos aniversários foi colocado um conjunto de pequenos presentes, alguns dos quais guardados em sacos de pano, que a mãe da Jéssica e a mãe do Afonso costuraram. A Catarina como já fez anos já levou o dela…a próxima será a Joana.

A Juliana, a prima do Filipe, que já andou no JI e que agora está no 4º Ano, veio à nossa sala buscar a balança para levar para a sala dela. O Filipe, que andava a fotografar os amigos, tirou-lhe uma fotografia.

E por falar em fotografias, o Gonçalo F que acha que a palavra “fotografia” é muito complicada para se dizer optou por utilizar a palavra “foto", ”…que é muito mais fácil de dizer”- diz ele.

Recortámos, desenhámos, colámos, juntámos letras e formamos palavras, desenhámos letras do nosso nome, utilizamos o scanner para passar os nossos desenhos para o computador e tudo isto foi feito a BRINCAR…

Na sexta-feira demos início ao “Ler em vai e vem”, um projecto do Plano Nacional de Leitura (PNL) e que pretende ser, para além de um incentivo ao hábito de ler, um momento de partilha entre os Pais e os Filhos. Por isso não se esqueçam Pais e/ou irmãos mais velhos…Há um livro na mochila para ler e um caderno no “Saco dos Recados” onde podem dar “asas à vossa imaginação”…por isso "Voem"…

*****Boa Semana Amigos*****

Sem comentários:

Enviar um comentário