"Em toda a infância houve um jardim. Isto é coisa de poetas."

Augustina Bessa-Luís

terça-feira, 8 de março de 2016

E hoje fomos a votos...com olhos no coração

Estamos a escrever um livro que vai e vem entre o JI de Creixomil e a Sala Amarela, na Enxara do Bispo. Os adultos têm-se divertido com as palavras e as crianças brincam com as imagens. 
Assim está a crescer um livro que nasceu do desejo de tornarmos ainda mais especial este projeto e que nos tem ajudado a "ver com as mãos e a olhar com o coração". 
Gostávamos de dizer que este é um presente especial para a Aida, mas não devíamos porque sabemos que ela vem cá espreitar... e também sabe o que se passa no Facebook da Sala Amarela. Lá se vai a surpresa :-)

Mas hoje tivemos tudo a que um ato eleitoral tem direito. Depois da fase "regional", chegou a fase "nacional"... Hoje houve eleições em ambas salas e em simultâneo.

Com os seis corações no boletim de voto, houve assembleia de voto e urna...com abertura em simultâneo, e em direto, a mais de 300 kms de distância.

A Luciana levantou uma questão pertinente quando perguntou se também podia votar num coração dos amigos da Sala Amarela. Claro que sim. Agora não há os corações da Sala Amarela nem os corações da nossa sala. 
Este era um ato de responsabilidade pessoal. Cada criança deveria escolher o coração que, na sua opinião, melhor se adequava à sua função: servir de ilustração no livro.
Foi inevitável uma maior empatia com aqueles que lhes eram mais próximos, mas foi interessante perceber que em ambas as salas houve votos em corações da outra sala e que, independentemente do número de votos, todos os corações foram escolhidos.


E neste ato eleitoral votaram todos os que tinham mais de 3 anos...

E a terminar a votação da Sala Amarela, chegou a hora de encerrar as urnas...

E dar início à contagem dos votos.


E com o Henrique a contar os votos a mais de 300 kms de distância, o entusiasmo na nossa "sede de campanha" ia aumentando.

E de uma forma espontânea, a alegria da Clarinha (4 anos)  foi acompanhada pela alegria dos amigos. O coração que ela desenhou foi o escolhido para estar no livro "Ver com as mãos, olhar com o coração"... 
E todos os outros corações, de diferentes formas, também poderão ser encontrados entre as páginas, porque esta é uma história que nos enche o coração...todos os dias.


Aqui fica um vídeo gravado através do Skype da nossa videoconferência de hoje:

2 comentários:

  1. Estou a adorar o vosso projecto colaborativo. Beijinhos Triquiteiros.

    ResponderEliminar
  2. Estou a adorar o vosso projecto colaborativo. Beijinhos Triquiteiros.

    ResponderEliminar