"Em toda a infância houve um jardim. Isto é coisa de poetas."

Augustina Bessa-Luís

sábado, 5 de março de 2016

Com a Aida e em modo Braille

 O dia começou aos palmos... Depois de fazermos o gráfico das medições de alturas com palmos e dedos, surgiu a necessidade de fazermos algo que facilitasse a sua "leitura". Dar uma outra forma a estes dados foi um dos trabalhos que fizemos esta semana.



Mas hoje pela manhã tivemos também uma surpresa... A dona do palmo que nos mediu. :-)
E com a Aida estivemos a testar as nossas células de Braille. Com a ajuda do alfabeto Braille, fomos rápidos a descobrir as letras que a Aida nos escreveu nas caixas de ovos, com as bolas de esferovite... 



Depois chegou a hora de vermos se a Aida sabia ler Braille em botões... e ela descobriu todos os nomes a quem pertenciam os desenhos... sem batotas.


enquanto o entusiasmo do Rodrigo quase desvendava o mistério dos nomes "escondidos", o João testava o "código morse" nos cabides das batas :-)


Mas a manhã hoje foi cheia de momentos para "registo futuro" e juntou-se a nós o professor Orlando, para cantar connosco uma canção dedicada aos Pais.


Nestes dias temos trabalhado na ilustração da história do nosso projeto em parceria com os amigos da Sala Amarela. Chegamos à conclusão que precisamos de um coração com olhos nas ilustrações. Por isso metemos mãos-à-obra. Aproveitando a presença da Aida, convidá-mo-la a supervisionar a votação para a eleição dos três corações que depois irão a uma votação final com os três corações eleitos na Sala Amarela. Este é um processo eleitoral quase tão "complexo" como o americano :-) 
Com os "corações" da Clarinha e do Filipe eleitos à primeira volta, tivemos de fazer uma segunda volta para desempatar o coração desenhado pelo Rodrigo e o coração desenhado pelo João. Com os autores a votar nas suas obras, durante a votação ainda houve alguma tentativa de campanha à boca das urnas... 
Depois de feita a contagem dos votos, o Rodrigo tornou-se o autor do terceiro coração que fará parte no próximo boletim de voto, com seis candidatos.




Quase que podíamos ter eleito também o coração que a Aida trazia no seu colar e que lhe foi oferecido por uma amiga que também tem acompanhado este nosso projeto.
Aqui fica uma "jóia" de quem quer "olhar com o coração"...


Hoje tivemos uma manhã intensa, mas a boa disposição foi uma constante ao longo do dia...especialmente a das crianças ;-)



E ainda sobrou tempo para ilustrar o recado que tinha de chegar a casa. Quarta-feira voltamos a ter a Aida a ensinar-nos a olhar... com o coração.



Sem comentários:

Enviar um comentário