"Em toda a infância houve um jardim. Isto é coisa de poetas."

Augustina Bessa-Luís

quinta-feira, 1 de outubro de 2015

E quando brincamos a "sério"...

Hoje deixamos o "faz-de-conta" no JI e saímos à rua para brincar a sério.
As aldeias têm muito para ensinar à escola e por isso nada melhor do que viver a aldeia para aprender com ela.
As crianças ficaram entusiasmadas quando souberam que íamos passar uma manhã no salão da Isabel, mãe da Beatriz. Conversamos sobre o que se pode fazer num salão de cabeleireira, para além de cortar e pentear cabelos. A Beatriz sabia imensas coisas sobre o serviço de esteticista e manicura, cujos serviços são também possíveis no salão da sua mãe.

Mas a maior surpresa ainda estava para vir. Ali, num salão a sério, com pentes, tesouras e secadores a sério, as crianças iam poder brincar...a sério. E foi assim que, de forma séria, o cabelo da Crstina experimentou a sensação de ser um "brinquedo".

O entusiasmo e a alegria misturavam-se com o trabalho "profissional"e sensorial. Aprendemos que o cabelo só deve ser cortado por profissionais, com as suas tesouras especiais, que se têm de manusear com muito cuidado. Que há cabelos que se cortam com uma máquina que quando não tem bateria se tem de ligar ao carregador, como um telemóvel ou um tablet. Sentimos o ar quente e o ar frio. Mexemos em água fria, morna e quente. Mexemos em champô, amaciador e (muita) espuma. Pegamos em escovas, tesouras e secadores. Sentimos o cabelo molhado e cortado...e meio "despenteado" (porque a Cristina não gosta que lhe "estiquem" o cabelo, nem de sentir o calor do secador).

E lá pusemos mãos à obra com a supervisão da profissional Isabel:








E no final, como qualquer outro trabalho feito por uma profissional, é necessário pagar pelo serviço.
Com moedas de dois e um fizemos decomposição do nº2 e contagem de €...que a Beatriz recebeu, conferiu e guardou na gaveta.



Mas a "festa" ainda não acabava aqui...

Depois do lanche...




...houve verniz...

...e gel.

Houve diversão...

...e arrumação.



Gratos mãe Isabel por esta manhã inesquecível. Um super abraaaaaaaaço...



E depois de brincar a sério, continuamos a fazer coisas à séria no JI.


Com quatro fotógrafos no ativo (Cristina, Rodrigo (5 anos), João (5 anos) e mãe Paula), resolvemos passar as fotografias da manhã para o computador e, no nosso ecrã, vê-las e analisá-las. Eliminamos as tremidas e discutimos sobre alguns erros cometidos, como por exemplo colocar os dedos frente à objetiva.


 E cá está a Cristina com o seu novo corte de cabelo, feito a 16 mãos :-)


2 comentários:

  1. Fantástico...Tantas aprendizagens feitas na e sobre a ação. Ah...Ficaste com um corte de cabelo bem giro Cristina.
    Beijinhos Triquiteiros a todos.

    ResponderEliminar