"Em toda a infância houve um jardim. Isto é coisa de poetas."

Augustina Bessa-Luís

quarta-feira, 21 de outubro de 2015

"Tudo é matemática no JI"

...já dizia o professor João Maia, no tempo em fui sua aluna.
Na realidade, se excluirmos a área das tecnologias, porque infelizmente ainda são muito os JIs que não as possuem, no JI tudo é tudo. 
A área da matemática é sem dúvida a "minha" área de trabalho. E por isso aproveito todos os momentos para brincarmos com ela.

Enquanto fazíamos o bolo da Margarida brincamos às "dúzias" e "meias dúzias". Somamos e subtraímos e imaginamos como seriam as formas das caixas para diversas quantidades de ovos.
O João disse logo, que se tivéssemos só quatro ovos, a caixa seria quadrada.



E foi com as formas que também brincamos quando colocamos as fronhas lavadas que trouxemos de casa, nas almofadas onde descansamos todos os dias.
"A minha fronha é quadrada porque a minha almofada é quadrada.".
"A minha fronha é retangular, mas tenho de procurar uma almofada retangular que seja do mesmo tamanho.".


E com as espigas de milho de pipocas, que o Filipe trouxe para oferecer aos amigos, também fizemos contagens e contas.


E um dia destes vamos fazer pipocas :-)

Sem comentários:

Enviar um comentário