"Em toda a infância houve um jardim. Isto é coisa de poetas."

Augustina Bessa-Luís

sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

"Tabletando" e "Teclando"...

Raul Iturra diz que as crianças quando chegam à escola já sabem, e que é preciso cultivar isso.

Quando o assunto são as "novas tecnologias" a palavra "novas" deixa de fazer sentido para as crianças, pois elas nasceram e estão a crescer com estas tecnologias. Quando chegam à escola elas já utilizaram o computador, o tablet, a máquina fotográfica, o telemóvel... 
Quando elas chegam à escola já sabem...cabe a nós cultivar isso. E quando o assunto são os tablets só me resta cultivar-me com elas.

Elas sabem como ir "sacar" os jogos, como ver filmes e ouvir músicas. Conhecem os jogos que têm no tablet lá de casa e os jogos que os tios e os primos têm nos tablets deles.

Sabem que ao descarregar um jogo, se este tiver números é porque se tem de pagar. Que há jogos que precisam de Internet para serem "sacados" e jogados. Contam os números das percentagens da "descarga". Copiam as palavras que precisam para chegar aos vídeos que querem ver e às músicas que querem ouvir. Reconhecem palavras que lhe são familiares. Percebem que há diferentes formas de escrever a mesma letra. Entreajudam-se quando alguém sente dificuldades, partilham interesses e ...partilham o tablet. 
Também o abanam e isso "apavora-me" até que me explicam que há jogos que se tem de abanar o tablet para "subir e descer".
- A sério?!!!!! 
A minha cultura em matéria de utilização de tablets esta semana foi bastante cultivada pelos baixinhos. "Se não podes com eles junta-te a eles" :-)

Nota: As crianças têm demonstrado saber gerir o tempo de utilização dos novos "brinquedos", e aplicar os cuidados que estes exigem, por isso, tal como outro qualquer material, estão completamente disponíveis para serem utilizados... "encostados" ali numa prateleira da estante dos livros, entre as capas de fichas de desafios e o dicionário da língua portuguesa... 
E tal como outro qualquer material da sala, não são concorrência para uma brincadeira no Parque com os amigos, nem de um belo passeio em dias de sol...






Sem comentários:

Enviar um comentário