"Em toda a infância houve um jardim. Isto é coisa de poetas."

Augustina Bessa-Luís

segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

As Janeiras, na Câmara Municipal de Barcelos...

Hoje fomos a Barcelos cantar as Janeiras à Câmara Municipal. A nós juntaram-se idosos que frequentam os Centros de Dia das redondezas. A Márcia encontrou a avó...e foi dar-lhe um beijinho.

Houve música, cantares e aplausos. E também houve um pequeno discurso... e mais aplausos.

E para finalizar tanta cantoria, ainda nos sobrou voz para cantarmos só para a Vereadora da Educação, que nos convidou a conhecer o seu gabinete.

O professor Orlando acompanhou-nos com o seu acordeão e nós acompanhamos o ritmo e o compasso no toque das maracas...



Mas para aproveitar bem esta viagem e o dia lindo que se fez sentir, enquanto os nossos amigos do 1º Ciclo visitaram o "Arquivo Municipal", nós visitamos o Paço dos Conde de Barcelos.

"O Paço dos Condes de Barcelos ou Paço dos Duques de Bragança, situado em Barcelos, Distrito de Braga, é um palácio de estilo gótico estando actualmente em ruínas.
Foi construído na primeira metade do século XV por ordem de D. Afonso, oitavo conde de Barcelos e primeiro duque de Bragança.
Deste Paço, que era um castelo apalaçado, restam pouco mais do que algumas paredes e uma chaminé tubular. A decadência deste Paço, iniciou-se em finais do século XVIII.
Com quatro chaminés de grande altura, este edifício era a construção mais rica de Barcelos na época em que foi construído. De notar que nas ruínas actuais já não é visível a torre que se situava entre a ponte e as chaminés. Terá sido bastante danificada aquando do Terramoto de 1755 e caído definitivamente em 1801. Em 1872, em face do estado ruinoso do edifício, o município de Barcelos, mandou demolir o que restava. Essa demolição não chegou a concretizar-se na totalidade, devido a diversos protestos, mas o que restou já não consegue dar-nos ideia da sua grandeza inicial. (cerca de 32 metros por 16 metros).
Actualmente este Paço alberga o Museu Arqueológico de Barcelos, que aí foi instalado no início do século XX.  

Ler mais: http://barceloscidade.webnode.pt/monumentos/ "

"Lemos" o aviso que nos prevenia para os perigos de nos debruçarmos no muro,  "lemos" também as palavras "Barcelinhos" e "Barcelos" nos jardins das margens do rio Cávado e a lenda do Galo de Barcelos. 
Aprendemos o significado das setas amarelas, que nos levam pelo Caminho de Santiago... e o Tiago, de mochila às costas, até já parecia um caminheiro...

No regresso ao autocarro, passamos pela Rua Direita e pela Igreja do Sr da Cruz, enquanto muitas crianças reconheceram sítios que já tinham visitado com os seus pais. O Tiago até se lembrava da última Feira Medieval que aconteceu na cidade e contou-nos uma história de espadas e escudos. 
Barcelos é uma cidade encantadora... E que bem nos soubemos comportar, tornando esta viagem muito mais proveitosa e divertida. 
Parabéns Baixinhos :-)







Sem comentários:

Enviar um comentário