"Em toda a infância houve um jardim. Isto é coisa de poetas."

Augustina Bessa-Luís

domingo, 3 de julho de 2011

E com sorrisos e abraços dizemos... Até logo...

E estamos a chegar ao fim de uma aventura que durou cerca de 10 meses e que nos juntou durante mais de 1000 horas. Para algumas crianças este foi o seu primeiro ano no JI, enquanto outras já o frequentaram pelo segundo ou terceiro ano.
Foi um ano de partilhas inesquecível com todas, mas não posso deixar de referir a importância de ter partilhado com as crianças que frequentaram o JI pelo terceiro ano consecutivo, metade das suas vidas.

O fim deste ano lectivo é apenas o início de uma nova etapa, intervalada pelas desejadas férias de Verão. Uma nova etapa, que para as crianças mais velhas será mais “nova” do que para as outras. Elas estão prontas para “voar” e é com orgulho que as vejo “bater as asas” em direcção a outras paragens… o que por acaso, no nosso caso, é logo ali na porta ao lado… À excepção da Ana Miguel, que vai voar noutra direcção, mas que para o ano nos virá, com certeza, visitar.

Até terça-feira vamos estar de “malas-feitas” e como produzimos muito durante este ano, vamos precisar de uma “mãozinha” dos Pais que, nesse dia, vêm ao JI para nos ajudar a levar tudo para casa… Inclusive um livro onde estarão compilados todos os textos que durante este ano foram publicados neste Blogue e DVDs com as “fotografias do ano” e os “filmes” que com elas fizemos (por isso antecipamos um pouco as despedidas).

Como Educadora de Infância, espero sinceramente ter levado até às famílias das crianças essencialmente as emoções que se partilham no JI. Emoções que dificilmente se podem afixar nas paredes ou arquivar em capas.
Com os colegas de profissão não partilhei “receitas”, mas tentei partilhar afectos e conhecimentos porque, na minha opinião, é com essa “receita” que se constrói a Educação de Infância.
E para os amigos que por aqui passam, sejam reais ou virtuais, espero que tenham percebido porque gosto tanto de ser Educadora de Infância.

Mas a Educação de Infância é um trabalho de parcerias e por isso gostaria de agradecer:
-À professora Anabela e à professora Sandra, do 1º Ciclo, o verdadeiro significado da frase “articulação entre ciclos”.
-À dona Alice e à Isabel que, para além de nos terem acompanhado em algumas actividades e todos os dias nos terem dado uma ajuda preciosa na limpeza da sala, carinhosamente nos prepararam o lanche da manhã e nos ajudaram algumas vezes a resolver pequenos “acidentes” com a roupa e com os sapatos.
-À dona Elisa que todos os dias nos esperava de manhã cedinho e que juntamente com a Vera (a quem desejamos tudo de bom na sua nova vida), com a dona Lurdes e com a Ana nos apoiaram na hora do almoço e no Prolongamento de Horário.
- À Associação de Pais e à Junta de Freguesia pelo apoio na concretização de algumas das actividades.
-À professora Manuela que nos ajudou a manter a “forma física”, à professora Cristina Alves que connosco trabalhou na sua tese de Doutoramento na área da Matemática e à Educadora Ana Maria que, quando nos visitava, trazia um livro novo para nos ler.
-Aos Pais, parceiros indispensáveis no sucesso desta e de outras etapas da vida dos seus filhos…

E é com sorrisos e abraços que nos despedimos por agora e desejamos a todos os leitores deste espaço umas excelentes férias. 



Nota: No primeiro dia do mês de Julho decidimos cantar os parabéns aos aniversariantes do mês em que começam as férias. A Isabel fez um bolo de chocolate, com a receita da mãe da Ana Luísa, que estava...muiiiiiiiiiiiiiiiiiiito bom :o)

1 comentário:

  1. Muito, muito completa esta mensagem de despedida... (nota-se que tem já uma lágrima no canto do olho) ;)

    Nós por cá gostamos muito de vos acompanhar e de partilhar as vossas emoções, aquelas que não se guardam em capas mas se transmitem através de palavras, imagens e filmes neste blogue.

    E vamos continuar a gostar de vos acompanhar... depois de umas belas e merecidas férias!

    Beijos e abraços,
    Juca e Sala Fixe

    ResponderEliminar