"Em toda a infância houve um jardim. Isto é coisa de poetas."

Augustina Bessa-Luís

sábado, 2 de julho de 2011

Corrida de livros

Em final de Outubro demos a partida para uma corrida muito especial…
Integrada no Projecto “Ler em vai e vem” (Ler+), semanalmente, à sexta-feira, as crianças levaram para casa um livro para ser lido em família. Esta semana cortamos a meta desta corrida de livros… e vários factores (falta das crianças, ou “falta de tempo” dos Pais que precisaram mais do que uma semana para ler o livro) fez com que nem todos os participantes cortassem a meta com o mesmo número de livros lidos.
Ao longo destes meses foi preenchido um gráfico que permitia perceber quem se ia destacando, ou quem ia perdendo terreno, na pista das histórias…

Ontem todos foram premiados com certificados, canetas e blocos, porque todos estavam de parabéns. Mas o mérito também se premeia e por isso foram entregues medalhas aos cinco leitores que alcançaram um lugar no pódio.

Desde já gostava de agradecer aos Pais que, em casa, sei que preencheram o dossier dos livros que lhes foi entregue no início deste projecto. Houve até Pais que reclamaram por mais folhas, pois as que levaram não chegaram para registar todos os títulos, temas e palavras novas de cada livro que partilharam com os seus filhos. Para vocês aqui fica um agradecimento muito especial, pois incentivaram os vossos filhos a gostar de ler e de aprender…

Na sala do JI, os livros foram sempre um dos “brinquedos” favoritos das crianças, que até hoje não esqueceram o conselho sábio da avó Cecília … Os livros são muito importantes porque nos contam histórias e ensinam-nos muitas coisas que devemos saber…

E para terminar gostaria de contar uma história protagonizada pelo Vitor (que já o ano passado transformou a Biblioteca da sala na sua “loja”) e que ontem partilhou o 1º lugar do pódio com o André … com 30 livros lidos.
Os livros não iam só do JI para casa. Também havia livros que vinham de casa para a sala, e um dia o Vitor trouxe um livro do “Cars” de casa. Todos os livros que foram trazidos de casa, foram lidos na sala do JI, por vezes até pelas crianças que os traziam e já sabiam a sua história. Na altura perguntei ao Vitor se queria ser ele a “lê-lo” e ele disse que não, pois ainda ninguém lho tinha lido… E por isso ele o tinha trazido, pois queria requisitá-lo para que a mãe e o pai não adiassem mais a sua leitura e lho lessem já nesse fim-de-semana…

Boas leituras para todos…


Sem comentários:

Enviar um comentário