"Em toda a infância houve um jardim. Isto é coisa de poetas."

Augustina Bessa-Luís

quarta-feira, 30 de março de 2011

“Tudo o que tem letras, não deito fora!” Avó Cecília

Numa semana entre, horta, jardim e plantas aromáticas, também “semeamos” o gosto pelos livros e “cultivámos” hábitos de leitura.
Integradas na “Semana da Leitura”, proposta pela Equipa da Biblioteca, realizámos um conjunto de actividades que envolveram não só parcerias entres as crianças, mas também a presença de duas mães, de um pai…e de uma avó.
Foi tão bom ouvir os ex-alunos do Jardim de Infância, agora no 1º Ano, a ler para os amigos. Os mais pequenos prestaram muita atenção ao Miguel, ao Filipe, ao Francisco e ao Ricardo, pensando alguns deles que para o ano, quando eles também estiverem no 1º Ano, poderão vir ler para os amigos que ainda vão continuar no Jardim de Infância.
A mãe do Vitor, a mãe da Marta e o pai da Ana Miguel, também vieram ler uma história para os filhos e seus amigos…E para finalizar da melhor forma uma semana onde os livros continuaram a ser heróis, a avó Cecília passou connosco uma tarde.
A avó Cecília, não é avó de nenhuma das crianças que actualmente frequentam o Jardim de Infância ou o 1º Ciclo, mas já foi…e por isso continua a ser a “nossa” avó.
A avó Cecília nasceu a 07 de Agosto de 1937 e era a mais velha de quatro irmãos. Ficou órfã de pai ainda criança e nessa altura foi servir para Vila Real de Trás-os-Montes, para um hospital. Como era muito fraquinha, com as saudades ficou doente e deixou de poder trabalhar. As freiras mandaram-na para um colégio, em 1949, onde estudavam crianças pobres e abandonadas – “ As Florinhas” – onde aprendeu e representou algumas poesias. Mais tarde voltou a trabalhar no hospital onde continuou as suas aprendizagens… Na sexta-feira partilhou connosco algumas das muitas coisas que sabe…


Sem comentários:

Enviar um comentário