"Em toda a infância houve um jardim. Isto é coisa de poetas."

Augustina Bessa-Luís

terça-feira, 1 de março de 2011

"Que passeio grande!!"

E depois de visitarmos o Porto em Dezembro, juntamente com os nossos amigos do 1º Ciclo, voltamos à cidade para visitar mais alguns dos seus espaços.

A manhã começou na Casa da Música … A curiosidade pelo interior do edifício dominava todas as crianças. Enquanto esperávamos a sua abertura, lanchámos sentados nas escadas exteriores e corremos na “onda gigante”…
Chegada a hora de entrar, juntaram-se a nós os nossos amigos do 1º ano, e fomos para a sala laranja brincar com os sons. Os outros amigos também foram brincar com os sons e, como são mais crescidos, brincaram também com as sílabas.
E descendo escadas que “andavam sozinhas”, ou subindo e descendo naquelas em que tínhamos de “dar à perna”, descobrimos outros espaços na Casa da Música, em especial a Sala Suggia e os vidros “às curvinhas”, como dizia o Gonçalo. O João levou a máquina fotográfica dos Pais e fez questão de tirar várias fotografias, registando aquilo que mais o impressionava…

O entusiasmo mantinha-se, mas tinha chegado a hora do almoço. Inicialmente, estava previsto o Parque da Cidade para fazermos o nosso piquenique, mas Serralves estava ali tão perto e o dia estava tão bonito, que tudo se conjugava para conhecermos um novo espaço… E esta foi uma excelente opção. Depois da barriguinha cheia impunha-se um passeio por este espaço.
O tempo não era muito, mas ainda nos permitiu descobrir a “pá gigante” que deslumbrou os mais pequenos e que, segundo o Vitor, se “escavássemos um bocadinho a pá até podia cair”. Havia imensas árvores para abraçar e entre as quais se podia correr… E foi numa destas corridas que descobrimos a Casa de Serralves e os seus jardins, e também a Casa do Chá que, mesmo estando fechada, permitiu a um grupo de meninas brincar ao “faz-de-conta-que-isto-é-a-esplanada-de-um-café”. Ao Gonçalo, o chão desta esplanada parecia uma “tablete de chocolate”.

O tempo não deu para muito mais…Estava na hora de embarcarmos…para o Espaço…

A Jéssica queria voltar para a Casa da Música, mas o Vitor estava com pressa de chegar à “loja dos planetas”. No caminho ainda descobrimos o mar da Foz e o Rio Douro.

No Planetário viajamos na história “O Vitor descobre o Sistema Solar” e descobrimos muitas mais coisas sobre os planetas que já conhecíamos. Para musicar o nosso filme desta visita, até escolhemos uma música chamada "Júpiter", escrita no século passado por um senhor chamado Gustav Holst.

Viajar pelo Sistema Solar abriu-nos o apetite e por isso fizemos um lanchinho antes de regressar a casa…
E depois deste “passeio grande”, como disse a Francisca, a animação continuava. Já no autocarro, a caminho da escola, desfolhavam-se alguns livros que tínhamos trazido da Casa da Música e recordavam-se os momentos que mais nos agradaram…

Um dia de puro divertimento… preenchido de conhecimento… É assim a Educação Pré-Escolar…



Sem comentários:

Enviar um comentário