"Em toda a infância houve um jardim. Isto é coisa de poetas."

Augustina Bessa-Luís

sábado, 22 de janeiro de 2011

Pequenos Cientistas

Quem trabalha com crianças desta faixa etária sabe quanto elas são curiosas a respeito do mundo que as rodeia. Elas questionam, experimentam, observam e partilham as suas opiniões e conclusões...
Um dia desta semana a Ana Miguel trouxe uma saca de balões que nos inspirou para algumas brincadeiras...científicas...
Baseando-nos no livro "Ciência a Brincar com Camila e Xavier" realizamos as experiências "A electricidade faz dançar" e "Era uma vez uma avião a jacto...na minha sala". 


Tanto entusiasmo à volta destas duas experiências fez surgir a vontade de também as fazer em casa com o pai, a mãe e os irmãos. Por isso construímos um Kit para brincarmos à Ciência com a Família. Também oferecemos um Kit a cada uma das  turmas dos nossos amigos do 1º Ciclo.

No dia seguinte todos queriam contar as suas experiências...com as experiências.
Tanta vontade de continuar a fazer experiências, e aproveitando a onda dos balões, brincámos a "Encher um balão sem assoprar? Claro".

Fomos à cozinha da Cláudia à procura de vinagre e de fermento... e da nossa caixa de 1ºs Socorros tirámos uma luva para juntar ao balão. Depois foi só misturar os "ingredientes", agitar os frascos, ver a espuma formar-se e o balão e a luva encherem-se...como que, por magia...

"Em cada criança existe uma pequena investigadora ou um pequeno cientista."


Sem comentários:

Enviar um comentário