"Em toda a infância houve um jardim. Isto é coisa de poetas."

Augustina Bessa-Luís

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Construímos um caleidoscópio...



"O caleidoscópio foi inventado em 1813 por um cientista escocês, Sir David Brewester, que era um cientista de renome no campo da óptica e luz polarizada. Ele descobriu que quando espelhos e pedaços soltos de vidro colorido eram colocados dentro de um tubo, conseguíamos ver padrões de grande beleza através da outra extremidade do tubo. Fascinado pela beleza óptica criada, ele baptizou o engenho com um nome criado através da combinação de palavras em Grego: KALOS, EIDOS, SCOPOS, significando belo (kalos) - formas (eidos) – visor (scopos).

Pretendia-se que o caleidoscópio fosse um engenho científico. Alguns estilistas da época utilizaram-no como ajuda para criar padrões de tecido. No entanto, foi uma invenção tão divertida que se popularizou como sedo um brinquedo, causando o espanto tanto das crianças como dos adultos, durante quase dois séculos.

O caleidoscópio é formado basicamente através da colocação de dois ou três espelhos em ângulos agudos dentro de um tubo. Quando alguns objectos, como o caso do vidro colorido, são colocados entre os espelhos, é criada uma reflexão múltipla dos objectos, dando origem a magníficos padrões que nunca se repetem.”
In: “Kit para a construção dum caleidoscópio”

Sem comentários:

Enviar um comentário